Objetivo Geral:

Analisar os efeitos do treinamento de força sobre os fatores de risco da síndrome metabólica.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Verificar quais são os mecanismos por meio do treinamento de força que podem provocar alteração metabólica e celulares nas pessoas com obesidade.

Disseminar tratamentos não farmacológicos como a atividade física para prevenção e tratamento da obesidade

Avaliar se com treinamento há diminuição do peso corporal, aumento da sensibilidade à insulina, aumento da tolerância à glicose, diminuição dos níveis pressóricos de repouso e melhoria do perfil lipídico.

 

Justificativa:

O sobrepeso/obesidade possuem múltiplos fatores, o número significativo de pessoas nessas condições tem sofrido aumento pelo modo de vida da sociedade atual, diante deste quadro a prevenção e enfrentamento dessa síndrome metabólica tem ganhado espaço nas pesquisas científicas. Desta forma, os tratamentos menos invasivos vêm ganhando expoente como é o caso do treinamento de força, uma atividade física que pode apresentar bons resultados. Trata-se de um tratamento não farmacológico para o controle e tratamento do sobrepeso/obesidade, assim o presente projeto se justifica por analisar os benefícios do treinamento de força no controle e tratamento do sobrepeso/obesidade. O treinamento de força pode constituir programas que se debruçam sobre a prevenção, controle e tratamento da síndrome metabólica, pois podem promover alterações na taxa metabólica de repouso (TMR), significa dizer que há um maior gasto energético no período de recuperação após a atividade física, se configurando como um tratamento eficaz para tal síndrome.

 

Metodologia:

Realizar revisão da literatura para verificar os mecanismos por meio dos quais o treinamento de força provoca alterações metabólicas e celulares, agindo positivamente sobre os fatores de risco da síndrome metabólica. Deve-se utilizar as bases de dados Medline, Scielo, Science Direct e Capes. Em busca restrita aos últimos 7 anos. Os termos utilizados para pesquisa foram: obesity, dislipidemy, hypertension, diabetes mellitus, metabolic syndrome, resistance training, weight lifting, exercise.

 

Local de realização do Projeto:

WEB