De acordo com o Art. 1º do Regulamento PIBIC - PROJETOS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA GRADUAÇÃO PRESENCIAL, GRADUAÇÃO EaD DO CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST, “Compreende-se a Iniciação Científica como uma atividade de investigação realizada por discentes dos cursos de graduação, tanto para modalidade presencial quanto EaD, orientada por docente qualificado, e que visa ao aprendizado de técnicas e métodos investigativos científicos”.
Ainda de acordo com Art. 2º do regimento acima referido, “O Programa de Iniciação Científica - PIC é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação, presencial e EaD, à investigação científica, configurando-se como poderoso fator às atividades de ensino.”
Ademais, de acordo com Art. 2º, Parágrafo Único do regimento acima referido, a Iniciação Científica (IC) possui articulação e integração com os cursos, programas de graduação, pós-graduação e serviços de extensão, nas modalidades presenciais e EaD.
Desta forma, de acordo com o Art. 4º do supracitado regimento, “a investigação científica no Centro Universitário Facvest-Unifacvest está concentrada no estímulo e desenvolvimento da iniciação científica como complemento ao processo de ensino e aprendizagem. A IC objetiva o desenvolvimento de futuros pesquisadores, comprometidos com a melhoria das condições de vida da região, destacando-se como políticas institucionais:
- I - Desenvolver projetos que articulem teoria e prática visando a melhoria das condições de vida na região;
- II - Construir um processo de desenvolvimento científico que preserve o indivíduo e valorize o cidadão segundo princípios éticos e morais;
- III - Estimular a realização de pesquisas, articuladas com a extensão e com o ensino, que promovam o desenvolvimento sustentado regional e a inserção social;
- IV - Priorizar a integração docente e interdisciplinar nos mais variados projetos;
- V - Assegurar a consecução da iniciação científica, através de bolsas e recursos orçamentários específicos.”
Os objetivos do CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST em promover a IC na instituição refere-se ao fato que a iniciação científica concede a estudantes de graduação a participação de projeto de investigação científica e tem como objetivo contribuir tanto na formação de recursos humanos para a pesquisa quanto no possível acesso, permanência dos alunos na pós-graduação e em atividades que precisem de investigação científica qualificada, possibilitando o acesso e a integração do estudante à cultura científica.
Desta forma, o Programa de Iniciação Científica se consubstancia em práticas e investigações que incentivam o conhecimento técnico científico especializado a fim de colaborar com a construção de uma comunidade acadêmica em nível de graduação, que desejam ingressar na carreira acadêmica, e dar continuidade em um mestrado ou doutorado. Fomentando a estes instrumentos metodológicos para efetivação de investigação científica de qualidade.
A participação do acadêmico no PIC estimula o seu o desenvolvimento do pensamento científico e criativo para encontrar caminhos ao problema proposto no início da investigação científica, o que é exigido tanto no mercado de trabalho quando no ambiente acadêmico.
Para isso, o acadêmico receberá orientações de um docente, participará de encontros coletivos em grupos de estudos ou laboratórios, para aprofundar os conhecimentos em determinada área do seu curso, conhecer metodologias e técnicas para propor novas análises ou descobertas com raciocínio crítico mais desenvolvido.
IMPORTANTE! Os projetos de IC poderão ser desenvolvidos nas modalidades de cursos presencial e a distância. Portanto, você acadêmica ou acadêmico de curso presencial ou a distância do CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST pode participar e desenvolver um projeto de Iniciação Científica! PARTICIPE!
Para informações mais detalhadas sobre a Iniciação Científica, clique no tópico REGULAMENTO.