Objetivo Geral:

Disseminar a agricultura orgânica enquanto inovação tecnológica

 

Objetivo(s) Específico(s):

Redirecionar o produtor familiar a partir de utilização de agroecologia

Diversificar a variedade de produtos

Gerar empregos e renda pela necessidade de mão de obra no campo

Eliminar o uso de agrotóxicos..

 

Justificativa:

A produção de produtos orgânicos é resultado da técnica de cultivo e extrativismo muito comum a agricultura familiar se vale das práticas tradicionais, normalmente os produtos são para consumo próprio e a venda alimenta a região aproximada, ocorre que com isto há um impacto na economia nacional, no sentido de prover a subsistência das famílias, trata-se de um resultado do trabalho realizado no campo. Quando se afirmar que há um impacto na economia nacional é no certame de elevar o nível da sustentabilidade uma vez que esse tipo de agricultura gera renda na área rural, inclusive empregos, e há ainda uma melhoria na qualidade dos produtos que advém desta agricultura já que não há uso dos agrotóxicos como ocorre na agricultura empresarial. Assim a sustentabilidade é uma característica desta produção. As técnicas orgânicas são sustentáveis porque o impacto ambiental do cultivo é reduzido ao ser comparado com a agricultura empresarial. Soma-se ainda que há responsabilidade socioambiental, algo que por vezes não é seguido pela agricultura empresarial de larga escala, visto que esta também faz uso excessivo de agrotóxicos e causa desmatamentos, podendo provocar impactos irreversíveis ao ecossistema.

Assim, a tecnologia orgânica não produz impactos degradantes ao meio ambiente ao se comparar com as atividades das grandes empresas e, nesse sentido, sua poluição e degradação do solo são reduzidas.

 

Metodologia:

Deve- se empregar o método de estatística descritiva. A base de dados utilizada é de natureza secundária, disponibilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística através do Censo Agropecuário que engloba em sua investigação, os estabelecimentos agropecuários que praticam a agricultura orgânica, mapeando e identificando informações relativas a esta prática no Brasil (IBGE, 2019).

 

Local de realização do Projeto:

Cidades com agricultura familiar em expoente