Objetivo Geral:

Investigar aspectos biológicos e protéticos da retração gengival.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Analisar as causas da retratação gengival;

Verificar as consequências da retratação gengival como a perda dos dentes;

Propiciar tratamentos efetivos para a retratação, tais como: profilaxia dentária e escovação correta, raspagem subgengival, cirurgia plástica.

 

Justificativa:

A retração gengival consiste na diminuição do tamanho da gengiva e o aumento dos dentes uma vez que há o deslocamento da margem gengival em direção à sua raiz, trata-se de uma alteração na posição da gengiva e, consequentemente, uma maior exposição da superfície radicular, como é um fenômeno comum é importante que se estude sua causa e tratamentos, nesse sentido o projeto se apresenta relevante. Ocorre que com a retração a parte do dente que normalmente fica escondida pela mucosa bucal, passa a fazer parte do sorriso, dando a sensação de que o dente aumentou. O incômodo é além da questão estética, pois a retração pode provocar outros problemas bucais, como a sensibilidade dentária e a cárie radicular, que é tipo bem específico de cárie, soma-se ainda o desenvolvimento de doenças mais sérias uma vez  a superfície da raiz do dente não possui o esmalte que tem a função de  proteger a dentição, facilitando o processo de deterioração.

 

Metodologia:

Revisão da literatura sobre as técnicas e materiais existentes para afastamento do periodonto marginal, associando-as com a anatomia, função e preservação dessas estruturas biológicas.

 

Local de realização do Projeto:

Web.