Objetivo Geral:

Identificar e interpretar o perfil de administradores com relação à responsabilidade social empresarial, a partir de suas percepções como responsáveis pela cultura organizacional de empresas.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Identificar como o tema da responsabilidade social das empresas interfere nas decisões de gestão dos administradores de empresas.

Investigar se a empresa participa de algum programa de incentivo à RSE;

Avaliar como a aplicação da RSE na estrutura e na cultura organizacional interfere no desempenho financeiro e na sustentabilidade do negócio.

 

Justificativa:

Responsabilidade Social de Empresas (RSE) pode ser conceituada, segundo Bowen (1953), como a obrigação do empreendedor em adotar políticas e tomar decisões segundo objetivos e valores da sociedade. A RSE apresenta uma corrente teórica que considera que a empresa não deve ter preocupações sociais diretas, mas atuar socialmente cumprindo suas obrigações legais (pagamento de impostos, entre outras). Outra corrente teórica envolvendo a questão das RSEs considera que todos os envolvidos com as atividades da empresa, dentro da organização (colaboradores, acionistas) ou externos a ela (fornecedores, clientes, comunidade) influenciam, e se alinham, as diretrizes gerenciais e organizacionais do negócio. Atualmente, com a conscientização dos consumidores em relação às questões socioambientais, a segunda teoria, denominada de Stakeholders, tem sido mais aplicada pelas as empresas, em resposta à complexidade dos mercados e da diversidade de cenários socioambientais. Desta forma, A Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA) inaugurou o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), utilizando-o como uma ferramenta para analisar a desempenho das empresas listadas na BOVESPA sobre a perspectiva da sustentabilidade corporativa visando servir como referência para investidores que desejam acompanhar o desempenho das empresas que se preocupam com a responsabilidade social.

 

Metodologia:

Convidar administradores de empresas de diversos ramos de atividade e  realizar entrevistas semiestruturadas, visando identificar como o tema da responsabilidade social das empresas interfere nas decisões de gestão dos administradores de empresas. Em seguida, Investigar se a empresa participa de algum programa de incentivo à RSE. Finalmente, avaliar como a aplicação da RSE na estrutura e na cultura organizacional interfere no desempenho financeiro e na sustentabilidade do negócio.

 

Local de realização do Projeto:

Território Nacional.