Objetivo Geral: Intervenção experimental de caráter plástico, teatral e musical com metodologia de ensino-aprendizagem interdisciplinar em escolas de ensino básico da cidade de Lages. |
Objetivo(s) Específico(s): Intervir experimentalmente em crianças com atividades artísticas de caráter plástico, teatral e musical com finalidade de ensino-aprendizagem interdisciplinar; Realizar atividades de caráter plástico envolvendo os temas de representação social de gênero; Realizar atividades de caráter musical envolvendo os temas de representação social de gênero; Realizar atividades de caráter teatral envolvendo os temas de representação social de gênero; Avaliar a aprendizagem num contexto interdisciplinar da representação social de gênero. |
Justificativa: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) é um documento editado pelo Ministério da Educação e que oferece as balizas para se construir uma referência curricular nacional para o ensino fundamental. Dentre as suas muitas recomendações, estes parâmetros recomendam aos educadores que “[...] as crianças e os jovens deste país desenvolvam suas diferentes capacidades, enfatizando que a apropriação dos conhecimentos socialmente elaborados é a base para a construção da cidadania e da sua identidade, e que todos são capazes de aprender e mostrar que a escola deve proporcionar ambientes de construção dos seus conhecimentos e de desenvolvimento de suas Inteligências com suas múltiplas competências (BRASIL, 1998, p. 10-11)”. Tais PCN prescrevem também que os temas sociais urgentes – chamados Temas Transversais -, devam ser desenvolvidos de maneira interdisciplinar no ensino fundamental (BRASIL, 1998). Uma dos temas emergenciais da atualidade é a questão da representação social de gênero. As representações sociais são uma forma de conhecimento socialmente elaborado e compartilhado, com um objetivo prático, e que contribui para a construção de uma realidade comum a um conjunto social (JODELET, 2002). O termo gênero surge pelo prisma dos conceitos tecno-artificiais criados com base em estruturas biológicas e mediados pelo (necro/bio) poder, o qual não surgiu no horizonte intelectual por geração espontânea. Várias correntes de pensamento confluíram neste processo para aportar diversos elementos: ideólogos da Revolução Sexual (Wilhem Reich e Herbert Marcuse), construtivistas sociais (Jacques Derrida e Michel Foucault), existencialistas (Simone de Beauvoir), feministas (Shulamith Firestone, Germaine Greer, Joan Scott), entre outros defensores da origem científica do termo gênero (John Money). Tal conceito de gênero apareceu como um conceito construído criticamente sobre os papéis sexuais, ou seja, como uma categoria de relação prescritiva composta por múltiplos elementos com diversos significados, ainda que todos tenham em comum o fato de se referirem à especificidade de rasgos e características psicossociais vinculados à dicotomia/binariedade sexual. |
Metodologia: Intervenção experimental de caráter plástico, teatral e musical com metodologia de ensino-aprendizagem interdisciplinar em escolas de ensino básico da cidade de Lages. Em cada atividade experimental (plástica, musical e teatral) serão trabalhados em sala de aula aspectos teóricos com leitura compreensiva, atividade prática e bate-papos de relatos das experiências vivenciadas. |
Local de realização do Projeto: Escolas de Ensino Básico da Cidade de Lages – SC. |