Objetivo Geral:

Avaliar a prontidão para a prática de atividade física regular em estudantes universitários participantes de uma competição recreativa de futebol.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Avaliar a falta de prontidão dos estudantes para a prática de exercícios físicos a partir do questionário PAR-Q;

Realizar testes estatísticos descritivos e a razão de chances (OR) entre os gêneros por meio do teste exato de Fischer, com nível de significância de p<0,05;

Orientar os estudantes a procurarem um médico antes de intensificar suas atividades físicas e/ou que devem ser avaliados por um programa de condicionamento físico.

 

Justificativa:

A prática de atividade física está associada à melhor qualidade de vida e de saúde da população, como também à prevenção das doenças crônicas relacionadas à síndrome metabólica, entre outras. Contudo, o nível de aderência da população à atividade física é muito inferior ao preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A prática de atividade física, entretanto, deve ser precedida por uma avaliação médica no sentido de afastar possíveis fatores que tenham o exercício como mecanismo desencadeador de complicações à saúde. A realização desta avaliação médica é dificultosa devido ao reduzido número de profissionais especialistas da área médica (ortopédicos e cardiologistas) e ao universo de praticantes de exercícios físicos. Por outro lado, a aplicação de um questionário para o levantamento da prontidão dos praticantes pode auxiliar para aumentar o nível de segurança durante a prática de exercícios físicos. Nesse sentido, uma alternativa para a verificação prévia da prontidão para a prática de exercícios regulares é a aplicação do Physical Activity Readiness Questionnaire (PAR-Q), sendo esta uma forma fácil e prática de detecção de pessoas que não estão prontamente indicadas a praticar exercícios, direcionando os mesmos para uma consulta ao médico, no intuito de averiguar possíveis problemas de saúde, que possam ser agravados pela prática de exercícios físicos (LOPES, ET AL., 2013).

 

Metodologia:

Haverá um torneio de futebol envolvendo os diversos cursos da Unifacvest, no qual os estudantes deverão se inscrever para participação. Os dados serão coletados, inicialmente durante a entrega da ficha de inscrição e do questionário aos estudantes para esclarecimento dos objetivos para pesquisa, e após com os dados da ficha de inscrição e dos questionários respondidos dos respectivos estudantes. O questionário é o PAR-Q ((Physical Activity Readiness Questionnaire), o qual é composto por sete perguntas objetivas, com opção de resposta “sim” ou “não”. A presença de uma ou mais respostas afirmativas (sim) indica, a princípio, a falta prontidão para a prática de exercícios físicos. Os dados coletados servirão para indicar indivíduos que apresentam contraindicação médica para a prática de exercícios físicos. A análise dos dados será realizada com estatística descritiva e a comparação entre gêneros a partir da utilização do teste exato de Fischer com nível de significância de p<0,05. Os estudantes voluntários participantes da pesquisa receberão um termo de consentimento livre e esclarecido no qual estará relatado todo o procedimento do estudo. O projeto de estudo será submetido ao Comitê de Ética para sua avaliação em relação à conformidade à Resolução nº 196/96 do Conselho Nacional de Saúde em Pesquisas com Seres Humanos.

 

Local de realização do Projeto:

O Projeto será realizado em Lages.