Objetivo Geral:

Analisar estruturalmente a aerodinâmica e a viabilidade de novos materiais a serem empregados no projeto e construção de turbinas eólicas.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Investigar o potencial eólico do Brasil a partir do estudo de vento firme e com viabilidade econômica de aproveitamento.

Avaliar a distribuição do potencial eólico por regiões do país.

Capacitar profissionais a partir deste estudo para desenvolvimento deste tipo de construção

 

Justificativa:

Turbinas Eólicas vêm ganhando espaço nos últimos anos por gerarem energia enquanto fonte renovável, são caracterizadas como máquinas que retiram energia do vento por efeitos aerodinâmicos atuando nos perfis de suas pás, são conhecidos também como aerogerador que absorve parte da potência cinética do vento através de um rotor aerodinâmico, convertendo em potência mecânica de eixo, a qual é convertida em potência elétrica através de um gerador elétrico. Ainda que tenha expandido sua utilização em comparação com os outros recursos energéticos possui pouca expressão, o atual estudo busca analisar os processos de construção para disseminar o conhecimento a fim de tornar a aplicabilidade e implementação dessa fonte energética mais popular, para isso será necessário compreender os benefícios, tais como a não emissão de gases tóxicos, a não emissão de material particulado em suspensão, a não produção de lixo radioativo, a não contaminação da água e a diminuição da queima dos combustíveis fósseis.

 

Metodologia:

Método Iterativo, haverá a necessidade de trabalhar com metodologias diversas, para a análise aerodinâmica deve ser realizada uma simulação numérica preliminar seguida de ensaios experimentais em túnel de vento, soma-se ainda a necessidade de testes elétricos.

 

Local de realização do Projeto:

Lages