Objetivo Geral: Compreender os aspectos do Preconceito Linguístico que é definido como o preconceito que é gerado pelas diferenças linguísticas existentes dentre de um mesmo idioma. |
Objetivo(s) Específico(s): Investigar o conceito histórico do preconceito linguístico; Avaliar se há comparação regional, entre as pessoas da classe média urbana das regiões mais desenvolvidas e seu modus de vida e o modo de falar dos indivíduos de outras classes sociais e das outras regiões; Propiciar o conhecimento do português de arremedo e perspectiva do português padrão; |
Justificativa: Preconceito linguístico é um exercício de discriminação pelo não emprego do português, contudo ele não leva em conta o uso correto do vernáculo, mas é um preconceito pelos discursos de indivíduos que possuem menor prestigio social, portanto, é um impulsionador de exclusão social a partir do viés de classe. É um juízo de reprovação que gera uma repulsa nas variedades linguísticas por vezes regionais, ocorre muito nos grandes centros contra as falas das regiões do interior ou menos privilegiadas. Está associado diretamente às diferenças regionais das construções discursivas, nesse sentido considera o regionalismo, gírias e sotaques, que são produtos históricos, sociais e culturais de determinado grupo como errados e não adequados. Este preconceito pode se desenvolver para uma atitude de não inclusão dentro do mesmo país, e acaba por fomentar uma postura prévia diante do grupo como um estigma social, que atrapalha a interação social acarretando uma fronteira na comunicação. a relevância do projeto está na identificação de um preconceito que afasta a unidade de identificação nacional pelo prisma de classe, portanto, uma variação negativa de juízo, é importante que se estude e dissemine tal temática esse preconceito não ganhe mais expansão configurando forma de excluir certos grupos de oportunidade, portanto é um exercício de diminuição de desigualdades sociais. |
Metodologia: Esse estudo deve se fundamentar em uma revisão bibliográfica, ocupando-se na elucidação de fenômenos, buscando constatar semelhanças e elucidar divergências, ocupando-se com a explicação de um acontecimento. O estudo baseia-se na compreensão de um fenômeno, observando aspectos descritivos, comparativos e interpretativos. Deve-se realizar leituras de diversos trabalhos que abordam a temática em questão, embasados nas seguintes bases: SCIELO, PUBMED e LILACS, mediante utilização dos descritores: “Preconceito Linguístico”, “Linguagem Brasileira”, e “Sociolinguística”, além da utilização de livros de autores relevantes que tratam da temática em questão. Os critérios de inclusão para leitura dos resumos podem ser obras em português, que apresentem uma abordagem que tratasse do preconceito linguístico, tendo a pesquisa como uma ferramenta de reflexão e inclusão social. |
Local de realização do Projeto: Web |