Objetivo Geral:

Debater a diversidade cultural em sala de aula.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Repensar o ensino numa perspectiva interdisciplinar;

Entender as relações entre educação e cultura;

Disseminar o pensamento crítico a partir da diferença cultural.

 

Justificativa:

A extensão territorial do Brasil apresenta diferenças econômicas, climáticas, sociais e culturais entre as suas regiões, a diversidade cultural é um conceito que se refere a existência da questão da diferença nos costumes de uma sociedade, em diversos âmbitos, tais como: vestimenta, culinária, manifestações religiosas, tradições, entre outros. A variedade de culturas antrópicas em um mesmo território pode acarretar determinadas visões que influenciam o desenvolvimento dos indivíduos, nesse sentido é importante que haja uma prática educativa alinhada a pluralidade cultural a fim de possibilidade a escola como um lugar impulsionador de igualdade e afastamento de discriminações e exclusão social. A sala de aula é o espaço de reprodução de costumes da sociedade, contudo, deve se ater aos ideais da educação e da formação crítica, assim a prática educativa deve se pautar em um modelo de teoria pedagógica de inclusão e para isso o projeto se justifica, em fomentar o ensino a partir do viés da diversidade. Os agentes educacionais devem ser orientados quanto à questão da diversidade presente na escola, esta orientação deve acontecer na formação docente. O fazer docente deve levar em consideração que a sala de aula é um espaço de formação do indivíduo, e portanto, deve ser um espaço de liberdade que inclua todas as culturas sem que haja diferenciação de exclusão ou juízo valorativo que se classifique qualquer cultura. É importante enfatizar a necessidade de se pautar uma ação pedagógica direcionada ao reconhecimento da diferença a fim de fomentar um espaço de formação plural.

 

Metodologia:

Levantamento Bibliográfico: LILACS, SCIELO e GOOGLE ACADÊMICO, os descritores utilizados em combinação “diversidade cultural” “multiculturalismo brasileiro” “prática pedagógica”.

 

Local de realização do Projeto:

Locais de Ensino.