Objetivo Geral:

Identificar estratégias para a ampliação de renda das famílias a partir da exploração sustentável dos recursos naturais com potencial de atividade extrativista.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Investigar os recursos naturais no território do assentamento com potencial de exploração extrativista sustentável;

Realizar um plano de negócio a partir da escolha do recurso natural a ser explorado de forma sustentável;

Apresentação da metodologia de planejamento participativo na gestão do negócio;

Delinear as estratégias para a geração sustentável de renda para as famílias do assentamento;

Capacitação das famílias para o gerenciamento sustentável do negócio.

 

Justificativa:

O território brasileiro apresenta diversos biomas terrestres e aquáticos ricos em matérias-primas (alimentares, florestais, medicinais, energéticas e minerais, pesqueiras). A exploração destes recursos de forma sustentável requer racionalidade com utilização de conhecimento científico agregado às demais formas de conhecimento, visando à preservação da sustentabilidade do desenvolvimento econômico e social das populações sociais. Geralmente, as comunidades que subsistem com a exploração extrativista de matérias-primas vivem em situações de pobreza e falta de acesso aos serviços públicos, o que estimula o abandono da atividade ou a prática de atividades ilegais. Em resposta a este cenário envolvendo estas comunidades o governo tem incentivado a criação de Projetos de Assentamento Agroextrativista (PAE). O plano de negócios é uma ferramenta utilizada para realizar projeções de um empreendimento/negócio visando alcançar melhorias futuras. Sua elaboração é condicionada a uma série de fatores que o envolvem questões ambientais, tecnológicas, econômicas, financeiras, sociais e culturais.

 

Metodologia:

Após a definição do assentamento que fará parte da pesquisa, serão realizadas as coletas de dados primários e secundários qualitativos e quantitativos sobre as dimensões sociais, demográficas, ambientais e culturais do assentamento. Os dados primários serão obtidos na sua maioria por meio do diagnóstico rural participativo com reuniões com as famílias dos moradores. O plano de negócio deverá abranger aspectos como o diagnóstico do ambiente de negócio, os produtos potenciais e suas características tecnológicas; as possibilidades de mercado; as estratégias para o desenvolvimento do negócio e o plano financeiro.

 

Local de realização do Projeto:

Território Nacional