Objetivo Geral:

Analisar o papel da cuidadora familiar da pessoa idosa com deficiência mental.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Identificar as capacitações e o perfil do profissional CFPI;

Verificar o retorno financeiro e o reconhecimento social do trabalho executado pelo CFPI;

Investigar as dificuldades e os desafios encontrados no cotidiano do trabalho do CFPI e os possíveis riscos às condições físicas e psicológicas do CFPI.

 

Justificativa:

Devido à “Idade de Ouro” da economia mundial, ocorrida a partir da segunda metade do século XX, a perspectiva de vida da população mundial aumentou significativamente, o que produziu um perfil demográfico de pirâmide invertida, com o aumento relativo da população de idosos. Com isso, aumentou a incidência de doenças que acometem essa faixa etária da população, geralmente crônicas como o câncer e as demências. Este cenário gerou um aumento na demanda de profissionais da área da geriatria, como o CFPI.  Entretanto, esta demanda não foi acompanhada de uma infraestrutura educacional e técnica de formação destes profissionais, repercutindo em deficiências tanto na prestação de serviço quanto para o profissional prestador.

 

Metodologia:

Esta pesquisa apresentará pesquisa de campo com abordagem qualitativa com a utilização de questionário semiestruturado, assim como de exploração de informações e dados disponíveis na literatura especializada, visando identificar as capacitações e o perfil do profissional CFPI com deficiência mental; verificar o retorno financeiro e o reconhecimento social do trabalho executado pelo CFPI; e investigar as dificuldades e os desafios encontrados no cotidiano do trabalho do CFPI e os possíveis riscos às condições físicas e psicológicas do CFPI.

 

Local de realização do Projeto:

Território Nacional.