Objetivo Geral:

Investigar e avaliar as principais aplicações da toxina botulínica tipo A em pacientes para o uso estético e terapêutico.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Investigar o aumento da utilização da TBA em procedimentos estéticos empregada no tratamento de diferentes condições distônicas, como atenuação de linhas de expressão (rugas), na região frontal, periorbicular, terço médio e inferior da face, pescoço e colo, hiperidrose palmar, axial, plantar, correções de assimetrias faciais e síndrome de Frey.

Avaliar se o profissional da aplicação da TBA, é apto, e tenha conhecimento anatômico, muscular, nervoso e subcutâneo da face (SPOSITO, 2004; SANTOS, 2013)

Desenvolver o aprofundamento no uso terapêutico, principalmente nas áreas da oftalmologia, fisioterapia, neurologia, odontologia, ginecologia e urologia.  Na oftalmologia sua utilização é recomendada para a correção de estrabismo, blefarospasmo, espasmo hemifacial, nistagmo adquirido, oscilopsia e fasciculação ocular benigna. Na área da fisioterapia sua utilização está indicada para o tratamento de espasticidades, sequela de paralisia facial e espasmo lombar (SPOSITO, 2004; BACHUR et al., 2009)

 

Justificativa:

Observa-se que a sociedade atual busca o chamado padrão de beleza que está diretamente associado a um perfil jovem, desta forma é uma característica dos valores culturais atuais da comunidade. Desta forma, o mercado cosmético está se concentrando no fenômeno do rejuvenescimento facial, propiciando inúmeros tratamentos com esta finalidade. Há uma junção dos fatores ligados a busca por um padrão de beleza que podem ser elencados como sensação de inclusão, autoestima e bem estar, como consequência tem-se um aumento de tratamentos e a busca por métodos menos invasivos e mais baratos (GIMENEZ, 2006).

O projeto se dedica a investigar o aumento da utilização da Toxina Botulínica (TB) em tratamentos de rugas faciais dinâmicas, resultantes de expressões faciais repetitivas e padrões

musculares.  Debruça-se ainda em avaliar o aumento e para quais fins, soma-se ainda os efeitos de tais utilização uma vez que o estudo propiciará o diagnóstico se as complicações podem ser  decorrentes do uso incorreto do protocolo tais como eritema, dor, equimose, ptose palpebral e superciliar, ptose do lábio superior, elevação excessiva da cauda do supercílio, a fim de se obter o conhecimento científico sobre tal toxina.

 

Metodologia:

Método de revisão de literatura, busca por artigos científicos encontrados em bancos de dados de ciências biológicas em geral, como o MEDLINE/Pubmed, SciELO–ScientificElectronic Library Online e LILACS/Bireme. Os critérios de inclusão utilizados para a seleção da amostragem devem ser: textos disponibilizados na íntegra, através de acesso as bases de dados; e atendimento à análise das variáveis contempladas para o estudo (medidas de avaliação). As publicações mais condizentes devem m ser selecionadas, incluídas por título e resumo, logo, feita uma leitura íntegra para posteriormente ser selecionado ou excluído. Deve-se selecionar artigos que apresentaram os seguintes descritores e/ou palavras chaves: Botox®, Toxina Botulínica tipo A e Abordagens em Saúde.

 

Local de realização do Projeto:

WEB a partir da metodologia.