Objetivo Geral:

Identificar as mudanças nos Indicadores climáticos, como temperatura e pluviosidade, em decorrência das mudanças climáticas na Região Serrana Catarinense.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Levantar os dados de temperatura e de pluviosidade das últimas três décadas na Região Serrana de Santa Catarina;

Analisar com estatística descritiva se houve alterações significativas nos dados de temperatura e pluviosidade nas últimas três décadas;

Discutir propostas para atenuar, ou eliminar, os determinantes do aumento de efeito estufa nas atividades humanas na Região Serrana de Santa Catarina;

Apresentar propostas para a adaptação das sociedades humanas que usam e ocupam o território da Região Serrana de Santa Catarina aos efeitos do Aquecimento Global.

 

Justificativa:

O Aquecimento Global é uma realidade incontestável na atualidade, sendo discutível somente a sua origem, a qual pode ser natural ou antropogênica. Sendo assim, nenhum local do planeta está isento das consequências do aumento do efeito estufa na atmosfera do planeta. As atividades humanas contemporâneas contribuíram (e continuam a contribuir) para o aumento do efeito estufa quando alteraram o ciclo do carbono, removendo este elemento de reservatórios sedimentares, do solo e da biosfera e dispondo-o na atmosfera. Este processo eleva a temperatura média do planeta e altera os regimes de chuva. A elevação prevista para aproximadamente 2ºC na média da temperatura global irá provocar mudanças como: elevação do nível dos mares; variação na precipitação e evapotranspiração que atuarão na mudança da distribuição de água global. Na região serrana de Santa Catarina o bioma de Mata Atlântica de Araucária está ameaçado devido à elevação da temperatura média das latitudes subtemperadas. Com relação à epidemiologia, as doenças tropicais terão sua distribuição ampliada para as regiões subtemperadas. Contudo, os efeitos do aquecimento global não atingirão de forma homogênea o planeta, sendo mais certos ocorrerem nas latitudes médias e altas, onde está localizada a Região Serrana de Santa Catarina.

 

Metodologia:

Levantar os dados meteorológicos de localidades da Região Serrana de Santa Catarina com dados registrados em estações climatológicas da região. Acessar dados secundários de órgãos climáticos oficiais. Realizar o tratamento dos dados com estatística descritiva e sintetizá-los com tabelas e gráficos.

 

Local de realização do Projeto:

Região Serrana de Santa Catarina.