Objetivo Geral:

Estudar o folclore brasileiro a partir do prisma artístico com análise de seus mitos, acessórios domésticos, nos utensílios caseiros, na indumentária, nas máscaras, no papel recortado, nas dobraduras, nos bordados, nas rendas, nos amarrados, nos desenhos, na pintura e na escultura.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Disseminar o Artesanato folclórico a partir das relações Artesão-artista, Artesão semi-industrial: Artesão-artesão.

Investigar os Mitos e lendas Brasileiras enquanto produção artística nacional.

Compreende as superstições, crendices folguedos, parlenda e brincadeiras folclóricas como produto cultural.

 

Justificativa:

O atual projeto se debruça sobre a arte Folclórica, que é uma expressão artística de caráter cultural comumente produzida pelos povos tradicionais e pré-industriais, de perspectiva espontânea e popular que possui tendências rurais, por vezes consideradas primitivas.

Contudo, é importante que se destaque que por muito tempo houve uma dicotomia entre a cultura erudita de caráter ocidental e a cultura popular de caráter dos povos tradicionais, o que apresenta como ponto de relevância da pesquisa, a valorização da cultura brasileira popular por meio da arte folclórica a fim de superar que a cultura popular não produzisse conhecimento nem arte. Compreende-se que há uma diferença entre a arte folclórica e o artesanato folclórico, este segundo é expressa através dos acessórios domésticos, nos utensílios caseiros, na indumentária, nas máscaras, nos bordados, nas rendas, nos amarrados, nos desenhos, na pintura, suas utilizações são de decoração, o artesanato possui função utilitária. O que difere da arte folclórica que se compreende em um complexo de expressão cultural manifesta em inúmeras atividades.

 

Metodologia:

Levantamento bibliográfico não limitado a literatura científica.

 

Local de realização do Projeto:

Web.