Objetivo Geral:

Realizar uma metanálise, uma revisão bibliográfica quantitativa, para avaliar as propriedades mecânicas de compósitos de Poli(ɛ-caprolactona)/Nanolínter.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Definir os critérios de inclusão de artigos primários que integrarão a metanálise;

Compilar os dados dos artigos inclusos;

Utilização do programa Meta-Win 2.0 a partir do modelo de efeito randômico para avaliar as propriedades mecânicas do compósito.

 

Justificativa:

A criação e a utilização de matérias-primas renováveis são as principais preocupações atuais para diminuir a poluição ambiental. Contudo, estas novas matérias-primas devem apresentar bom desempenho e qualidade, englobando fatores como necessidade e sustentabilidade. Os polímeros biodegradáveis são compostos que, sob a ação de microrganismos ou mesmo agentes físicos, são degradados a compostos de baixa massa molar e que são atóxicos ao meio ambiente. A poli (ε-caprolactona) (PCL) é um poliéster alifático sintético, com propriedades semelhantes a polímeros à base de petróleo, facilmente biodegradável. A PCL é um polímero semicristalino, de caráter hidrofóbico e atóxico que possui capacidade de formar blendas e copolímeros compatíveis com uma vasta gama de outros polímeros. Entre as vantagens do uso desse tipo de nanocomposto está de ser obtido de fontes renováveis, a fibra vegetal, e por ser biodegradável. Ela é utilizada para melhorar as propriedades mecânicas, processabilidade e permeabilidade dos materiais, expandindo as suas aplicações. Entre as vantagens do reforço nas nanopartículas em compósitos estão à redução de peso, a melhoria das propriedades mecânicas, a melhor transferência de stress, à redução da quantidade de reforço/carga, à redução de peso das peças produzidas, a melhor estabilidade dimensional e outras propriedades específicas, através da incorporação de aditivos e/ou agentes de processos.

 

Metodologia:

A revisão bibliográfica será realizada inicialmente de forma exploratória com a consulta de bases de publicação de periódicos científicos como Scielo, PubMed, Google Acadêmico, Scopus e Web of Science, assim como em bancos de teses de Instituição de Ensino e Pesquisa. Em seguida, os periódicos que irão compor a revisão serão aqueles que obedeceram aos critérios de inclusão e exclusão, juntamente com a definição de período, os quais serão definidos após a pesquisa exploratória inicial. Em seguida, após a definição dos critérios de inclusão de artigos primários que integrarão a metanálise, será realizada a compilação dos dados dos artigos, para a iniciação das análises, as quais serão conduzidas utilizando o programa Meta-Win 2.0, com o uso do modelo de efeito randômico.

 

Local de realização do Projeto:

O Projeto será realizado em Lages.