Objetivo Geral: Elaborar proposições de estratégias de alfabetização de financeira para estudantes do ensino médio. |
Objetivo(s) Específico(s): Realizar revisão bibliográfica sobre o tema estratégias de ensino-aprendizagem que envolvam a alfabetização financeira destinada para alunos do ensino médio; Realizar uma pesquisa sobre o perfil socioeconômico e cultural, assim como do nível de educação financeira a partir da aplicação de um questionário estruturado; Realizar a intervenção de pelo menos duas estratégias de ensino-aprendizagem de educação financeira; Avaliar o aprendizado dos alunos com aplicação de questionário estruturado visando definir a melhor estratégia de educação financeira. Propor estratégias para a alfabetização financeira para os estudantes do ensino médio. |
Justificativa: O endividamento da população é um indicador da saúde e nível educacional financeiro das famílias. No mundo após a crise de 2008 o nível de endividamento familiar aumentou significativamente. No Brasil, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), apontou em setembro de 2019, que o percentual de famílias brasileiras com dívidas fechou em 65,1%, sendo o maior percentual desde 2013 e o terceiro maior registro da história brasileira, sendo que o principal fator determinante deste fenômeno econômico é o analfabetismo financeiro. A alfabetização financeira é baseada em pilares como conhecimento financeiro (ou educação financeira), a atitude financeira e o comportamento financeiro. A carência por educação financeira aumenta o endividamento principalmente pela disposição dos indivíduos em pagar juros e taxas administrativas elevadas. O incentivo à educação financeira nas escolas por parte da OCDE (2009) foi endossada no encontro do G20, sendo oficializada a educação financeira no Brasil a partir do Decreto n.º 7.397, de 22 de dezembro de 2010, onde foi instituída a Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, a qual possui a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária, além de contribuir para o fortalecimento da cidadania, eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores (BRASIL, 2010). |
Metodologia: Após a seleção da escola de ensino médio na localidade do pesquisador iniciante, será feita solicitação para autorização para iniciar a pesquisa. Em seguida será realizada uma pesquisa sobre o perfil socioeconômico e cultural, assim como do nível de educação financeira a partir da aplicação de um questionário estruturado. Após, será realizada a intervenção de pelo menos duas estratégias de ensino-aprendizagem de educação financeira. Em sequência, será avaliado o aprendizado dos alunos com aplicação de questionário estruturado visando definir a melhor estratégia de educação financeira. Por fim, será proposta uma estratégia para aplicação de alfabetização financeira no ensino médio. |
Local de realização do Projeto: Território Nacional |