Objetivo Geral:

Propor a criação de um Centro de Treinamento de Voleibol para atletas das seleções de determinado estado, visando minimizar o impacto ambiental através da arquitetura. 

 

Objetivo(s) Específico(s):

Entender a relação da arquitetura e a sustentabilidade e como isso pode ser aplicado;

Pesquisar tipos de materiais e técnicas construtivas que sejam menos nocivos ao meio ambiente, visando designar a opção mais viável;

Determinar as soluções ecológicas existentes que se adaptam melhor ao tipo de edificação proposta.

 

Justificativa:

O Centro de treinamento de voleibol com arquitetura de baixo impacto ambiental é uma proposta de equipamento arquitetônico para as cidades pequenas que não possuem centro de treinamento esportivo.  A partir da análise de questões sociais, culturais, ambientais e políticas, há duas vertentes que baseia esta pesquisa: a grande carência de espaços públicos destinados à preparação e desenvolvimento dos atletas, cujo aqui terá foco os atletas da modalidade de voleibol, e a questão ambiental e sua relação com o homem e a construção civil.  Essa realidade afeta diretamente no conforto, rendimento, recuperação e preparação dos mesmos, pois não proporcionam a estrutura adequada para tais atividades.   A atual situação do sistema ambiental do planeta, sabemos que a sustentabilidade é um tema complexo e que atinge praticamente todas as áreas das ações humanas, principalmente na arquitetura. No que tange o planejamento, infraestrutura, urbanismo e arquitetura temos uma grande responsabilidade, pois esse setor de atividades consome mais de 40% dos recursos naturais disponíveis no meio ambiente.

 

Metodologia:

Para a condução do desenvolvimento e apresentação do atual projeto, o procedimento metodológico desta pesquisa deverá ser dividido em três etapas. Inicialmente, o embasamento teórico a partir do levantamento bibliográfico por meio de coleta de dados em livros, dissertações, teses e normas; em segundo lugar, levantamento de materiais, métodos construtivos e soluções de uso dos recursos naturais; e por fim, o desenvolvimento gráfico da proposta final. No embasamento teórico, dois conceitos devem ser estudados: Arquitetura Esportiva e Arquitetura de Baixo Impacto Ambiental. Devem ainda ser levados em consideração estratégias de conforto ambiental, noção de estruturas e o cuidado com a realidade dos projetos complementares. Por fim, os desenhos técnicos e soluções volumétricas podem ser desenvolvidas nos softwares AutoCad e SketchUp, assim como as imagens finais foram realizadas no Lumiun e PhotoShop.

 

Local de realização do Projeto:

Cidades com até 160 mil habitantes ou que não possuam centro de treinamento coletivo.