Objetivo Geral:

Disseminar na comunidade acadêmica a limpeza e desinfecção do ambiente odontológico na rotina clínica a partir do viés da biossegurança.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Verificar a eficácia do uso Hipoclorito de Sódio a 1%;

Álcool 70%, am os materiais amarelados, Quaternário de amônio e biguanida; Glucoprotamina como agente de desinfeccção,

Propiciar a execução dos seguintes princípios: começar da área menos contaminada para mais contaminada; de cima para baixo; de dentro para fora. Nas superfícies não permitem receber produtos químicos, pois estes podem danificar e prejudicar o funcionamento dos equipamentos, deve-se optar pelo uso de barreiras mecânicas, com filmes de PVC ou sacos plásticos. Já em superfícies como carrinho auxiliar e bancada podem ser utilizadas barreiras de TNT (tecido não tecido), lembrando que todas as barreiras precisam ser trocadas entre cada atendimento.

Explorar o Manual de boas práticas em Biossegurança para ambientes odontológicos do CFO.

 

Justificativa:

O ambiente odontológico pela natureza do tratamento deve ser um ambiente rigorosamente limpo pois o risco de contaminação e é grande, devido a forma de atendimento os pacientes, o profissional tem contato direto com sangue, saliva e demais fluídos corporais dos pacientes, além disso são utilizados diversos equipamentos odontológicos que produzem aerossóis e gotículas. O viés da biossegurança é compreendido como o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do profissional e do paciente, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa. Dada a necessidade de se manter o ambiente limpo a rotina de limpeza e desinfecção é imprescindível, as orientações do Conselho Federal de Odontologia, existem produtos que são efetivos nesta tarefa, a saber, Hipoclorito de Sódio a 1%; Álcool 70%. Assim o local precisa ser limpo previamente onde estiver sujeira visível, com toalhas de papel, água e detergente, sendo que a desinfecção com álcool deve ser repetida por 3 (três) vezes. O atual estudo visa proporcionar a forma correta e efetiva de fazer a limpeza e desinfecção dos mesmos.

 

Metodologia:

Levantamento Bibliográfico com a utilização das normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, pesquisa nas bases de dados Pubmed, LILACS, literatura cinzenta e os manuais do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e do Conselho Regional de Odontologia (CRO). Pode-se abordar a sequência de limpeza e desinfecção, demonstrando qual a melhor forma e substâncias adequadas.

 

Local de realização do Projeto:

Web.