Objetivo Geral:

Analisar o conceito de arquitetura virtual com o processo de ensino-aprendizagem de artes, arquitetura e urbanismo a distância mediado por computador (elearning), visando facilitar a aquisição e produção coletiva do conhecimento (acesso à informação).

 

Objetivo(s) Específico(s):

Analisar as alterações sofridas com a incorporação de valores introduzidos pelas NTIC no cotidiano da sociedade contemporânea;

Compreender a importância das possibilidades de atuação dos arquitetos e urbanistas para a formação de um espaço virtual de melhor qualidade;

Estudar as experiências de trabalhos dos arquitetos e urbanistas que incorporaram as NTIC nos seus processos de projetação ou no resultado formal de suas obras.

 

Justificativa:

Trata-se de uma análise sobre a arquitetura digital ou virtual que é compreendida como um processo que une os conhecimentos técnicos arquitetônicos com o uso da tecnologia da informação para alcançar formas dinâmicas e interativas, com base em conceitos que levam em consideração a condução dos projetos desde a concepção. É uma inovação por utilizar uma nova abordagem do tempo e do espaço, não é apenas uma projeção dos projetos mas uma utilização das tecnologias que permitiu alterações em todas as áreas. A pesquisa se justifica por fomentar a construção de uma base teórica e prática para o desenvolvimento de um projeto de arquitetura e urbanismo composto por dois ambientes (um ambiente virtual (AV) para educação a distância de Arquitetura e Urbanismo e um ambiente concreto (Telecentro) para áreas centrais).

 

Metodologia:

Trata-se de um levantamento bibliográfico sobre as relações das novas tecnologias de informação e comunicação com a Arquitetura e o Urbanismo para a criação de uma base teórica e desenvolvimento de um vocabulário conceitual para analisarmos projetos arquitetônicos que têm incorporado em si as NTIC e propormos projetos de arquitetura virtual. Inicialmente, busca-se relacionar as novas publicações teóricas sobre o tema em geral, tratar as fontes de dados sobre cibersociedade, ensino e realidade virtual e arquitetura e urbanismo virtual, permitindo assim, uma continuidade de leituras teóricas sobre o tema. O tratamento da documentação deve incluir as atividades técnicas de: fichamento de referências bibliográficas, webliográficas e de outras mídias; elaboração de banco de dados para as imagens coletadas. Como visto anteriormente, a pesquisa procurou atuar em dois campos: teórico (compreensão e formulação de conceitos) e prático (análise de projetos e experiências contemporâneas).

 

Local de realização do Projeto:

Web.