Objetivo Geral:

Descrever e analisar como ocorre a aquisição da ortografia nas séries iniciais a partir da análise de erros ortográficos encontrados em textos espontâneos realizados por crianças.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Descrever e analisar os erros ortográficos encontrados em textos de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental;

Observar as tendências no processo de aquisição da ortografia;

Produzir uma cartilha visando contribuir com a ação pedagógica dos professores no processo de ensino-aprendizagem da ortografia.

 

Justificativa:

A criança percebe rapidamente que pode se comunicar utilizando, além da fala, símbolos, desenhos e riscos num papel, descobrindo, assim, o papel da escrita precocemente. A criança aprende a utilizar a escrita num processo que envolve: a escrita pré-silábica, silábica e alfabética. Para VYGOTSKY (2001) a escrita faz parte do desenvolvimento da criança e “é uma linguagem de pensamento, de representação, uma linguagem desprovida do traço mais substancial da fala – o som material”. Os trabalhos de LEMLE (1982) são bastante utilizados como referência para os estudos de aquisição do Português Brasileiro, caracterizando três tipos básicos de correspondência: Correspondências biunívocas entre fonemas e letras; Correspondência de um para mais de um, determinadas a partir da posição; Relações de concorrência.

 

Metodologia:

Três escolas da cidade de Lages (SC) serão selecionadas, nas quais alunos do ensino fundamental das séries iniciais serão estimulados, com histórias em quadrinhos e lendas folclóricas a produzir textos espontâneos, num total de 5 a 8 textos por aluno, dos quais serão avaliadas as seguintes variáveis: do tipo de escola, série e tipo de erro.

 

Local de realização do Projeto:

Escolas do Ensino Fundamental da cidade de Lages – SC.