Objetivo Geral:

Realizar um levantamento bibliográfico sobre modelos de alimentadores inteligentes para o abastecimento autônomo dos locais de alimentação de aves, criadas a partir de um modelo orgânico ou caipira.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Revisar as necessidades funcionais da alimentação na avicultura;

Identificar a legislação pertinente relativa à produção avícola;

Analisar os diversos modelos de alimentadores inteligentes para o abastecimento autônomo dos locais de alimentação de aves, criadas a partir de um modelo orgânico;

Elencar os modelos com relação às diversas configurações das aviculturas com criação de aves orgânicas.

 

Justificativa:

A avicultura brasileira ocupa um lugar de destaque na produção e exportação no mundo. O Brasil está entre os três maiores produtores e exportadores com cerca de 15 toneladas de produção avícola. Contudo, a produção avícola industrial tem sendo desafiada pelos consumidores por apresentar características produtivas que desconsideram o bem-estar dos animais, cuja condição é passível de gerar doenças nas criações, as quais seriam prejudiciais à saúde dos consumidores. A alternativa atual deste modelo industrial de avícola intensiva é a produção orgânica e caipira, as quais oferecem melhores condições de vida às criações, aumentando a qualidade da carne vendida. Nas instalações de criadouros orgânicos existem equipamentos alimentadores de aves, que em escala de produção maiores geram maior complexidade no seu gerenciamento. Uma solução encontrada é produzir alimentadores autômatos, baseados no conceito de Internet of Things, compartilhados com Cloud Computing. 

 

Metodologia:

A metodologia basear-se-á em levantamento bibliográfico, com planilhamento análise dos dados.

 

Local de realização do Projeto:

Território Nacional