Objetivo Geral: Mapear os principais problemas de mobilidade e acessibilidade urbana, para identificar quais os locais devem ser executadas intervenções urbanísticas com intuito de colaborar com a melhoria da qualidade de vida desse grupo. |
Objetivo(s) Específico(s): Identificar os principais desafios para as pessoas com deficiência no meio urbano, como: Transporte público, vagas nos estacionamentos, direito ao lazer, direito de exercer a cidadania entre outros. avaliar se o mobiliário urbano é uma barreira arquitetônica Desenvolver Modelagem de Dados Espaciais a partir da construção de mapas temáticos com análise de rotas |
Justificativa: A inserção social dos deficientes físicos ou com restrições de mobilidade é um direito assegurado por lei, e esta inserção tem a ver com a circulação nos espaços públicos e de serviços. Nesse sentido é essencial que a infraestrutura citadina responsa as necessidades desse grupo, para se compreender pertencente à sociedade o indivíduo tem que conseguir o acesso a todos os espaços. O Brasil possui um histórico de pouco planejamento estrutural no decorrer do crescimento das cidades e suas ocupações, o que se torna um grande empecilho para a inclusão dos indivíduos com características diversas. O atual estudo busca compreender esses desafios para que a cidade não possua espaços de restrição, portanto, é necessário que haja um projeto de infraestrutura que auxilie a inserção dos portadores de deficiência e restrições de mobilidade, o desenvolvimento dessa infraestrutura gera um desenvolvimento político e pessoal de participação do indivíduo. Para um desenvolvimento pessoal que gere segurança e estabilidade ao sujeito portador ele não deve encontrar nos espaços da cidade barreiras que o atrapalhem a liberdade de circulação, nesse sentido o projeto apresenta sua relevância em tentar diminuir as diferenças, possibilitar o acesso, e aumentar a inserção social. Para um planejamento do espaço público deve-se atentar para acessibilidade e mobilidade, investigando os elementos que compõem o ambiente físico da cidade, tais como: calçadas, rampas, corredores considerando os padrões da NBR 9050/2004, documento legal que estabelece critérios e parâmetros técnicos para acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. |
Metodologia: Revisão de Literatura que aborda: mobilidade de pedestres, acessibilidade aos espaços da cidade, pessoas com deficiência e pessoas com restrições de mobilidade. |
Local de realização do Projeto: Web a partir da metodologia |