Objetivo Geral:

Avaliar os determinantes da tendência de baixo rendimento, ou o “Fracasso Escolar”, das crianças de setores populares nas Escolas Públicas de Lages – SC.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Levantar o histórico escolar das crianças de escolas públicas em Lages – SC;

Levantar o perfil médio dos alunos matriculados em escolas públicas em Lages – SC;

Realizar uma pesquisa exploratória das condições socioeconômicas, ambientais e culturais, com entrevistas semiestruturadas, com crianças matriculadas em escolas públicas e moradoras de bairros populares;

Levantar o Projeto Pedagógico das escolas públicas participantes da pesquisa;

Analisar possíveis correlações entre determinantes socioeconômicos, ambientais e culturais com o rendimento escolar de crianças matriculadas em escolas públicas.

 

Justificativa:

As crianças das camadas sociais populares estão expostas a determinantes sociais, econômicos, ambientais e culturais adversos daqueles das camadas mais abastadas. A carência material relacionada às necessidades básicas de subsistência submetem estas crianças ao um rol de atividades que vão muito além do processo lúdico e educacional, acrescentando aspectos de atividades remuneradas para a complementação da renda familiar. Desta forma, estas crianças começam a trabalhar a partir do sete anos de idade, assim como frequentam o ambiente escolar. Este projeto buscar aprofundar as seguintes questões: Quais os sistemas de organização, de classificação e de atitudes que configuram o modo de vida da criança que trabalha e estuda e de sua família? Quais as regras, valores sociais e significados aí expressos? 

 

Metodologia:

O levantamento do histórico escolar das crianças de escolas públicas em Lages – SC será realizado diretamente nas escolas ou a partir de base dados da Secretaria de Educação da Cidade, assim será feito também com relação ao levantamento do perfil médio dos alunos matriculados em escolas públicas em Lages – SC. A pesquisa exploratória das condições socioeconômicas, ambientais e culturais, com entrevistas semiestruturadas, com crianças matriculadas em escolas públicas e moradoras de bairros populares será feito in loco nas instituições de ensino. Será solicitado para os responsáveis pelas instituições de ensino o respectivo Projeto Pedagógico das escolas públicas participantes da pesquisa. Finalmente, serão analisadas as possíveis correlações entre determinantes socioeconômicos, ambientais e culturais com o rendimento escolar de crianças matriculadas em escolas públicas.

 

Local de realização do Projeto:

Escolas de Ensino Básico da Cidade de Lages – SC.