Objetivo Geral:

Analisar o papel da Igreja Católica no período da ditadura militar no Brasil (1964-1985), especificamente na cidade de Lages-SC.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Levantar documentação histórica e jornalística sobre o tema;

Verificar o posicionamento da Igreja Católica na cidade de Lages (SC) durante o período de ditadura militar;

Apresentar as ações da instituição religiosa com relação ao regime e ao às ações políticas exercidas pelos militares;

Analisar as diversas ações das diferentes linhas de pensamento da Igreja Católica com relação ao desfecho do regime de ditadura no Brasil.

 

Justificativa:

O período de ditadura militar no Brasil (1964-1985) foi seguido por ações que sufocaram a mobilização da sociedade em vários movimentos como o trabalhista, sociais (estudantis, por exemplo) e de oposição. Inicialmente a Igreja Católica, conhecidamente conservadora, apoiou o regime, porém, durante o período da ditadura passou a denunciar e combater os abusos e imposturas do regime que se seguiu. Próximo do fim do período de exceção, a Igreja se tornou mais contundente criticando e denunciando torturas, prisões abusivas, falta de liberdade civil, exclusivamente no período posterior ao ano de 1968, quando da declaração do AI5 (Ato Institucional 5), e o consequente aumento da repressão.

 

Metodologia:

A pesquisa será realizada a partir de levantamento de documentação acadêmica, de instituições governamentais e material disponível na internet.

 

Local de realização do Projeto:

Cidade de Lages – SC.