Objetivo Geral:

Problematizar o potencial de contribuição para a formação de leitores das propostas de abordagem do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD).

 

Objetivo(s) Específico(s):

Investigar a adesão dos alunos na leitura de obras literárias disponibilizados pelo PNLD;

Identificar de que forma os textos são trabalhados,

Discutir a relação do livro literário no ensino de Língua Portuguesa, apresentando o objeto e contextualizando a concepção de leitura e a formação escolar de leitores.

 

Justificativa:

O Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017 (BRASIL, 2017), promoveu a unificação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), passando então a utilizar a nomenclatura de Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), com o intuito de reunir aquisição e distribuição de livros didáticos e literários, e ampliar o seu objetivo, incluindo também obras pedagógicas, jogos educacionais, materiais de reforço, materiais de formação, entre outros (BRASIL, 2019a). O PNLD possui ainda a modalidade PNLD literário, em que as escolas participantes registram a escolha das obras literárias por categorias, de acordo com a quantidade de alunos e, assim, recebem acervos de livros.

 

Metodologia:

Três escolas da cidade de Lages (SC) serão selecionadas, cujos professores de Português do 6º ao 9ºano serão acompanhamento durante suas aulas visando identificar de que forma os textos são trabalhados. Após a análise sistemática dessas informações, será realizada uma discussão sobre a relação do livro literário no ensino de Língua Portuguesa, apresentando o objeto e contextualizando a concepção de leitura e a formação escolar de leitores.

 

Local de realização do Projeto:

Escolas do Ensino Fundamental da cidade de Lages – SC.