Objetivo Geral:

Investigar a dificuldade na leitura e na produção de textos acadêmicos por acadêmicos do curso de Letras.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Mapear o perfil socioeconômico e o histórico escolar do acadêmico do curso de Letras;

Investigar a forma de aprendizagem do estudante;

Identificar as práticas de leitura do acadêmico do curso de Letras;

Analisar os textos acadêmicos produzidos pelo estudante.

 

Justificativa:

Para POERSCH (2001), “a leitura consiste na configuração cerebral de um conteúdo a partir de um texto (expressão). Consiste em transformar, para fins de comunicação (linguagem), uma sequência discreta (de letras, de palavras, de frases), e apresenta serialmente – uma unidade após a outra -, para a realidade analógica, “fotografada” (pensamento)”. A fase inicial de dominar a “mecânica” do sistema de escrita permite somente a identificação da palavra se forem vencidas algumas dificuldades na conversão dos eixos da leitura (grafema-fonema) e da produção escrita (fonema-grafema). A inabilidade no letramento é definida como o analfabetismo funcional. Segundo o Instituto Nacional de Analfabetismo Funcional (2018, p. 8), “Os analfabetos funcionais - equivalentes, em 2018, a cerca de 3 em cada 10 brasileiros - têm muita dificuldade para fazer uso da leitura e da escrita e das operações matemáticas em situações da vida cotidiana”.  O conceito de letramento, a partir da obra seminal de STREET (1984), é definido como usos e práticas sociais de linguagem recobrindo contextos sociais diversos (escola, família, igreja, mídias, etc.) em uma perspectiva sociológica, antropológica e sociocultural. No contexto brasileiro, o letramento passou a significar a aprendizagem e o uso da leitura e da escrita inserindo o contexto social (Furtado, 2019).

 

Metodologia:

Pesquisa exploratória será realizada em duas instituições de ensino superior da cidade de Lages (SC), com acadêmicos do curso de Letras. A partir de uma entrevista com questionário semiestruturado, realizar-se-á o mapeamento do perfil socioeconômico e o histórico escolar do acadêmico. Investigar-se-á a forma de aprendizagem do estudante, assim como a identificação das suas práticas de leitura.. Finalmente, serão realizadas análises dos textos acadêmicos produzidos pelo estudante para verificar a sua dificuldade na leitura e produção dos mesmos. Os dados dos questionários serão confrontados com a qualidade de leitura e produção de textos visando encontrar determinantes da capacidade de letramento dos estudantes de Letras.

 

Local de realização do Projeto:

Instituições de Ensino Superior da cidade de Lages – SC.