Objetivo Geral:

Avaliar aspectos gerenciais da cultura organizacional em empresas de gestão familiar.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Investigar as características das práticas gerenciais relacionadas à cultura organizacional deste tipo de empresa;

Investigar as características do controle gerencial relacionadas à cultura organizacional deste tipo de empresa;

Identificar como se dá o processo sucessório deste tipo de empresa.

 

Justificativa:

A cultura organizacional em empresas é responsável por reunir os hábitos, crenças, comportamentos e valores, de tal forma a influenciar a forma como os gerentes conduzem os negócios. Esse sistema de valores é compartilhado não apenas pelos membros internos da organização, mas também com o ambiente externo, representando sua diferenciação das demais empresas. Empresas familiares apresentam uma cultura organizacional fortemente influenciada pelo seu fundador, caracterizando uma consolidação identitária, esta que pode ser perdida com o processo sucessório. A adaptação destas empresas ao mercado depende da preparação de suas estratégias de desempenho de acordo com sua cultura organizacional, sendo fundamental que os gestores da primeira e segunda geração repassem seus conhecimentos e experiências para seus sucessores, afim de não se perder o modelo de gestão do negócio familiar (MACHADO, 2019).

 

Metodologia:

A pesquisa apresentar-se-á de caráter descritivo, com o procedimento de levantamento de dados com abordagem quantitativa quanto ao problema da pesquisa. A amostragem desta pesquisa será feita com os responsáveis de empresas varejistas em nível nacional, num total de 60 empresas, que responderão um questionário por meio eletrônico, após receberem um termo de consentimento livre e esclarecido aprovado previamente pelo Comitê de Ética da instituição de ensino Unifacvest. Os dados serão analisados com estatística descritiva e com modelos estatísticos de correlação.

 

Local de realização do Projeto:

Território Nacional.