Objetivo Geral:

Verificar a Abordagem da Temática Ambiental dentro da disciplina de Geografia no Ensino Fundamental em Escolas de Ensino Básico da Cidade de Lages – SC

 

Objetivo(s) Específico(s):

Entrevistas com 20 professores da disciplina de Geografia, 10 da Rede Estadual e 10 da Rede Privada de Ensino Básico;

Verificar a frequência da abordagem do tema ambiental pelos professores de Geografia;

Verificar o conteúdo abordado do tema ambiental pelos professores de Geografia;

Verificar como é abordado o tema ambiental pelos professores de Geografia.

 

Justificativa:

A revolução Industrial iniciada entre os séculos XVIII e XIX contribuiu enormemente para a melhoria das condições de vida da humanidade, principalmente a partir dos anos de 1950. Porém, foi também nesta segunda metade do século XX que se iniciaram os movimentos ambientalistas em decorrência dos impactos ambientais gerados por essa mesma revolução. O consumo desenfreado dos recursos naturais bem como o desperdício de matérias-primas e a produção de lixo, resultados do atual modo de vida, passaram a produzir um quadro de insustentabilidade para um futuro próximo. Neste cenário, tornou-se imprescíndivel a busca de políticas de desenvolvimento socioeconômico mais comprometidas com um modelo de vida sustentável, que respeite os limites ambientais e que leve em conta as necessidades e possibilidades das gerações futuras. A escola passou a ser um lugar privilegiado para se discutir as questões ambientais, pois tais questões contribuem para diversos aspectos do processo ensino/aprendizagem, apresentando elementos relativos aos conteúdos, englobando disciplinas variadas, tais como Ciências, Geografia, História, condutas e atitudes, que vão desde práticas de higiene e saúde até respeito ao colega e a si mesmo; elementos relativos à política, cidadania e ética, permitindo o desenvolvimento de cidadãos conscientes e críticos (MANZANO E DINIZ, 2003). Os professores de geografia foram desafiados a ampliar o escopo relacionado ao conceito de meio ambiente na geografia, incluindo neste o enfoque ecológico, além dos aspectos sociais e físicos já tradicionalmente tratados. Desta forma, o desafio desta nova fase da Educação sobre o meio ambiente, a Educação Ambiental, deve ter como procedimento de construção de conhecimentos a investigação dos aspectos sociais relacionados à preservação ambiental, e a formação da consciência ambiental a partir do entendimento das dinâmicas ecológicas do planeta.

 

Metodologia:

Será realizada uma pesquisa qualitativa, com obtenção de dados descritivos a partir de transcrições de entrevistas e de extratos de vários tipos de documentos, além das informações obtidas a partir do acompanhamento do pesquisador durante a aula do professor participante. Serão acompanhados e entrevistados 20 professores de geografia do ensino fundamental, sendo 10 de escolas públicas e 10 de instituições privadas. Basicamente as perguntas do questionário semiestruturado abordarão questões como: 1) Você costuma abordar o tema meio ambiente nas suas aulas? 2) O que você aborda? 3) Como você aborda? Serão mensurados os temas mais abordados que serão classificados nas seguintes categorias: Aspectos Constitutivos; Aspectos Destrutivos; Atitudes; Relacionados à Saúde; e Aspectos Sociais.

 

Local de realização do Projeto:

Escolas de Ensino Básico Públicas e Privadas da Cidade de Lages – SC.