Objetivo Geral:

Verificar a Abordagem da Temática da disciplina de programação dentro dos cursos técnicos de Informática da Cidade de Lages – SC

 

Objetivo(s) Específico(s):

Entrevistas com 10 professores da disciplina de Programação, 5 da Rede Estadual e 5 da Rede Privada;

Verificar a abordagem da disciplina pelos professores de Programação;

Verificar o conteúdo abordado em programação pelos professores;

Verificar como é abordada a programação pelos professores.

 

Justificativa:

No âmbito brasileiro, conhecimentos inerentes à informática e programação de computadores são em maioria restritos apenas aos estudantes da área, mesmo que muitas profissões relacionem-se com esse ramo (VALLE, et al., 2018). A disciplina de programação tem diversas abordagens por intermédio dos diversos tipos de linguagens utilizadas no mercado de trabalho Portanto, descobrir a melhor abordagem para se obter o melhor aprendizado é importante para o aluno na sua inserção no mercado de trabalho.

 

Metodologia:

Será realizada uma pesquisa qualitativa, com obtenção de dados descritivos a partir de transcrições de entrevistas e de extratos de vários tipos de documentos, além das informações obtidas a partir do acompanhamento do pesquisador durante a aula do professor participante. Serão acompanhados e entrevistados 10 professores de programação do ensino técnico, sendo 5 de escolas públicas e 5 de instituições privadas.

 

Local de realização do Projeto:

Escolas de Ensino Técnico Estadual e Privadas da Cidade de Lages – SC.