Objetivo Geral: Analisar as características comportamentais empreendedoras de Microempreendedores Individuais que atuam no Brasil. |
Objetivo(s) Específico(s): Identificar o perfil dos Microempreendedores Individuais investigados. Definir as CCE´s dos MEI´s investigados com base na adaptação do modelo de McClelland (1987) pelo SEBRAE (2018). Verificar as características dos empreendedores. |
Justificativa: A Lei Complementar 128/2008, conhecida como a Lei do MEI, regularizou as atividades de milhões de brasileiros que antes não tinham esta oportunidade, incentivando-os a empreender e sair da situação de informalidade, o que apresentou um avanço. Atualmente o MEI representa cerca de 80% de todas as empresas criadas no ano de 2017, o que é um número considerável, visto que abre oportunidades para novos empreendedores. O Microempreendedor individual (MEI) é definido pelo Portal do Empreendedor MEI (2018) como uma oportunidade para um indivíduo que quer começar um negócio ou já trabalha de forma autônoma, possuindo fatura de até oitenta e um mil por ano; não pode ter participação como sócio, administrador ou titular de outra empresa; não pode ser pensionista, servidor público federal em atividade e estrangeiro com visto provisório; quanto aos servidores públicos estaduais e municipais, estes devem observar os critérios da respectiva legislação, que pode acarretando em possíveis apoios e desenvolvimentos de bons relacionamentos comerciais. É possível destacar que, com a formalização como MEI, o empreendedor passa a ter direitos trabalhistas reconhecidos como qualquer trabalhador que tenha carteira de trabalho registrada, dentre a lista de benefícios estão auxílio doença, salário maternidade, e a aposentadoria por idade ou invalidez. Para a família do MEI, há a pensão por morte e auxílio reclusão. Observando esses benefícios é possível perceber que não só o empresário tem vantagens, pois caso haja alguma fatalidade com ele, o governo garante uma pensão para amparar a família. Além desses benefícios, é possível abrir conta de pessoa jurídica em banco e assim barganhar juros menores para financiamentos que podem ser utilizados para aumentar o negócio. Com a formalização, é possível fazer contratos com outras empresas, para conseguir prazos maiores de pagamento e emissão de notas fiscais. |
Metodologia: A natureza da pesquisa é quantitativa e descritiva, utilizando de levantamento de dados (survey) para obter as informações desejadas. Podem ser retiradas conclusões a partir da amostra coletada. O autor aponta a vantagem de se fazer levantamentos, que são: 1) o conhecimento direto da realidade, onde os indivíduos informam dados relevantes para a pesquisa, retirando o subjetivismo do pesquisador; 2) economia e rapidez, pois torna-se possível obter grande número de coleta com relativa rapidez, e baixo custo ao se utilizar questionário; 3) quantificação, os dados coletados na pesquisa podem ser colocados em tabelas, facilitando a compreensão e possibilitando a análise estatística. |
Local de realização do Projeto: Web. |