Objetivo Geral:

Divulgar a importância da ultrassonografia como medida diagnóstica para cães e gatos.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Analisar a versatilidade da técnica de ultrassonografia para o diagnóstico de patologias em cães e gatos, adultos e filhotes.

Incentivar os tutores de cães e gatos a adotarem medidas de saúde diagnóstica como a ultrassonografia, promovendo e divulgando assistência veterinária.

Divulgar a necessidade de cuidados periódicos com animais domésticos, para fins da saúde do animal e de saúde pública.

 

Justificativa:

A ultrassonografia é uma tecnologia utilizada em diferentes ramos do conhecimento, sendo mais difundida nas áreas de medicina e medicina veterinária. Os avanços na medicina veterinária contribuem para a melhor assistência dos animais que precisam de cuidados, tanto no diagnóstico que contribui para a prevenção de doenças e possível agravamento de alguma patologia já presente, quanto no acompanhamento de algum caso grave já em curso. A ultrassonografia é uma das principais técnicas para acompanhar a saúde de animais domésticos, podendo inclusive ser utilizada para acompanhar a gravidez das fêmeas. Por ser uma técnica não invasiva, os animais têm grande tolerância ao seu uso, possibilitando que o procedimento transcorra sem complicações e de maneira segura para o animal e para o operador. Dada sua importância, a ultrassonografia merece maior divulgação entre os tutores de cães e gatos como técnica eficaz no diagnóstico de alta precisão de patologias, visto que se apresenta como uma tecnologia com frequente inovação, se aprimorando com o passar do tempo, contribuindo para os tratamentos veterinários.

 

Metodologia:

Para a realização do projeto consideram-se as metodologias de revisão de literatura veterinária; entrevista com profissionais veterinários; entrevista com tutores de cães e gatos; coleta e análise dos dados obtidos; divulgação dos resultados do projeto.

 

Local de realização do Projeto:

Comunidade Local.