Objetivo Geral: Reduzir custos de fabricação e montagem com o objetivo de torná-lo economicamente viável. |
Objetivo(s) Específico(s): Atender aos requisitos ambientais e evoluções do mercado de motores a diesel, fornecer uma medição quantitativa da eficiência do projeto, permitir a comparação do tempo total de montagem do produto com o tempo de montagem do produto ideal após as melhorias. |
Justificativa: O atual cenário de competição devido a globalização leva as empresas a introduzirem com mais rapidez os seus produtos no mercado, com menor custo e melhor qualidade, exigindo uma reestruturação dos seus processos de desenvolvimento de produtos, assim em função desses fatores, muitas empresas têm buscado os benefícios provenientes das tecnologias de apoio ao desenvolvimento de produto e, principalmente, daquelas que contribuem com a etapa de projeto. De acordo com a classificação do NUMA (Núcleo de Manufatura Avançada da USP de São Carlos), esses recursos tecnológicos podem ser enquadrados em três categorias distintas, a saber, as ferramentas (relacionadas aos softwares), as metodologias (que envolvem aspectos conceituais mais abrangentes) e os métodos. Vislumbrando a formação técnica alinhada as necessidades do mercado o projeto tem como intuito testar o método DFMA em um caso prático de projeto de produto, para reduzir o custo de manufatura e montagem em um projeto de motor pertencente a uma empresa local. |
Metodologia: Deve-se primeiramente é realizada uma revisão dos projetos da linha de motores a diesel da empresa estudada, considerada crítica pelo seu alto custo, visando identificar o motor de mais alto custo, o qual é denominado neste trabalho de "motor X". O método utilizado como apoio para a revisão do projeto do motor X é o DFMA, em função de suas características que permitem uma revisão relacionada com os aspectos que impactam nos custos de fabricação e montagem. |
Local de realização do Projeto: Cidades que possuam industrias de pequeno e médio porte. |