Objetivo Geral:

Abordar os aspectos epidemiológicos da raiva, verificando os fatores que desencadeiam a incidência da Raiva em vários países e no Brasil.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Promover a participação da comunidade na execução do programa de profilaxia da Raiva;

Executar um trabalho de saúde pública com a participação de pessoas de várias instituições;

Envolver todo o público relacionado à criação de cães e gatos na cidade local.

 

Justificativa:

A Raiva é uma antropozoonose transmitida ao homem pela inoculação do vírus rábico, contido na saliva do animal infectado; seu índice de letalidade é de 100%. O vírus da Raiva pode infectar todos os mamíferos até agora testados, com maior incidência em cães, morcegos e gatos. Neste projeto busca-se descrever a situação epidemiológica da Raiva no Brasil. São mostrados os principais hospedeiros da doença, sua forma de transmissão, seu tratamento e sua profilaxia. Seus hospedeiros são mamíferos, em especial o cão, o gato, o morcego, os herbívoros e o homem. O cão é o maior responsável pela transmissão da Raiva para o homem, são vistos como o principal elo da cadeia epidemiológica em áreas urbanas. Os gatos estão se tornando os principais animais de companhia para os seres humanos, e com isso aumenta sua importância na transmissão da Raiva. A transmissão da Raiva se dá pela inoculação do vírus contido na saliva do animal infectado. A principal profilaxia é a vacinação de cães e gatos. São estabelecidas as principais ações de controle da Raiva e seus resultados. A Raiva no Brasil registrou uma redução importante nos casos humanos e caninos. No final da década de 1990 houve um aumento de casos em algumas partes do País, principalmente na região Nordeste. A Raiva humana transmitida por morcegos também apresentou um incremento importante. Esta redução de casos deve-se ao programa de vigilância epidemiológica em todo o Brasil e às campanhas de vacinação, que tem alcançado um bom resultado. Assim, pretende-se chegar a uma erradicação da doença, como visto em alguns países citados. Os programas de combate à Raiva vêm conseguindo bons resultados.

 

Metodologia:

Revisão bibliográfica ampla e acessível sobre a raiva, visando contextualizar a leitura e promover a difusão do conhecimento, dirigida não só a profissionais da área de saúde.

 

Local de realização do Projeto:

WEB