OBJETIVO GERAL: Por meio de atividades planejadas e orientadas trabalharem as questões referentes aos valores e cidadania, trabalhando num ambiente de colaboração e cooperação, despertando a consciência do educador, Cuidados e Prevenção com o COVID-19 (pandemia de coronavírus), educando e comunidade para questões fundamentais para o convívio em sociedade, Cuidados e Prevenção com o COVID-19 (pandemia de coronavírus), analisando de forma crítica as situações vivenciadas e envolvendo-se nas atividades da escola/entidade e do seu entorno. Ampliamos os objetivos através do CONSEPE - CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNIFACVEST, em sintonia com a Equipe Multidisciplinar/UNIFACVEST, recomendações da UNESCO, OMS e parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da COVID-19, do Conselho Nacional de Educação – CNE, objetivando desenvolver as atividades de Extensão do UNIEDU PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS, COM VISÃO EDUCATIVA, através de ações pela Web (Webconferência , Webinários , Google Meet , Live , Instagram , Whatsapp, Facebook, Twitter, e-mail , domínio web , website e outros), seguindo as ações metodológicas do Projeto de Extensão UNIFACVEST, aqui apresentado: PROJETO CIDADANIA: Valores no Processo Educativo.

Objetivo(s) Específico(s): Ampliar a convivência dos educandos nas suas áreas de conhecimento, desenvolvendo atividades (de forma presencial quando houver a possibilidade legal) ou pela Web (Webconferência, Webinários, Google Meet, Live e outros) que fortaleçam os valores do processo educativo e cidadania.

JUSTIFICATIVA: Valores do processo educativo e cidadania:

  • Preocupação que devemos ter no sentido de nos tornarmos pessoas melhores.
  • Envolvimento com atividades da escola/entidade.
  • Que adianta fazer da vida uma sucessão de tarefas, sem um chamamento global, que inclui as tarefas, mas exige uma visão mais ampla da vida?
  • O que deixamos de ser cada dia?
  • O que poderíamos ser, cada dia se quiséssemos?
  • Se estivermos de acordo de que temos obrigação de sermos melhores, as crenças em valores perenes se impõem.
  • Necessidade de conciliar religião e ciência, tradição e inovação e nossas necessidades existenciais e as necessidades da sociedade, a luz de vivências e concepções dos valores do mundo atual.
  • Esta havendo uma aceleração da mudança: relacionada ao avanço da ciência e tecnologia, explosão demográfica, comunicação de massa, ideologias em choque, conflitos mundiais, etc.
  • Supervalorização da novidade / ser diferente.
  • Quantidade de informação grande / Î incerteza / muitos caminhos a escolher.

Dificuldades no ensino de valores:

  • Primeira: suas próprias ideias de valor não muito claras. Relação prof x aluno depende de uma concepção de homem e de mundo. Realidade.
  • Segunda: respeito individual do aluno dentro de um grupo / dificuldades.
  • Terceira: sistema de ensino, destaque ao cognitivo.

Como ajudar o aluno a descobrir seus próprios valores?

  • A) figura do Prof e do mestre
  • B) espírito de superação de cada um
  • C) Sentido de fim, amor superior - egoísmo, criatividade – conformismo, liberdade – coação, e outros. A verdade humana é provisória.

O aluno e a aprendizagem de valores

  • Determinantes no comportamento moral jovem:
    • a) a influência da família;
    • b) da escola;
    • c) da cultura;
    • d) papel sexual;
    • e) grupo ou companheiros;
    • f) meios de comunicação de massa;
    • g) fatores pessoais;
    • h) influência das gerações.

Parece importante estudar os valores morais dos adolescentes da nossa cultura para conhecer quais são suas crenças e consequentes modos de agir, já que deste modo poderíamos planejar, de maneira mais cuidadosa, uma educação que tenha uma função relevante de desenvolvimento “sadio” do jovem.

Nos países ocidentais, a cidadania moderna se constituiu por etapas. T. H. Marshall afirma que a cidadania só é plena se dotada de todos os três tipos de direito:

  1. Civil: direitos inerentes à liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; direito de propriedade e de conclusão de contratos; direito à justiça; que foi instituída no século 18;
  2. Política: direito de participação no exercício do poder político, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituições de autoridade pública, constituída no século 19;

3. Social: conjunto de direitos relativos ao bem-estar econômico e social, desde a segurança até ao direito de partilhar do nível de vida, segundo os padrões prevalecentes na sociedade, que são conquistas do século 20.

 

METODOLOGIA: Desenvolvimento pela Web (Webconferência, Webinários, Google Meet, Live e outros), palestras educativas, gestão e negócios imobiliário, meio ambiente, recreio orientado, educação fiscal, Cuidados e Prevenção com o COVID-19 (pandemia de coronavírus), horta na escola, plantas medicinais, eco fisiologia vegetal, leitura nas escolas, contação de histórias, música e teatro, estruturas ecológicas nas engenharias, construção civil solidária, água e os seus componentes, engenharia elétrica sustentável, fertilizantes, farmácia e biomedicina no aproveitamento do óleo de cozinha, prevenção à saúde do ser humano e do animal de estimação, como fazer um currículo, orçamento familiar, direito em perspectiva acesso à justiça pública, acompanhamento odontológico e nutricional, defesa fitossanitária, arquitetura solidária, ética e o convívio social, psicologia no cotidiano, políticas públicas  em centros de educação infantil, letramento digital  e demais atividades de conscientização de crianças e adolescentes sobre a construção de valores e cidadania em parceria com as escolas municipais, estaduais, privadas, associações de bairros e moradores e entidades filantrópicas de desenvolvimento social e educacional. O resultado (com link, fotos) da intervenção deve ser relatado no FORMULÁRIO da ETAPA 2.

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO PROJETO: Pela Web (Webconferência, Webinários, Google Meet, Live e outros): Escolas públicas municipais e estaduais do município, associações de bairros e de moradores de Lages, S.C, e cidades de origem dos acadêmicos, entidades religiosas, associações esportivas, conselhos comunitários, escolas privadas, entidades ambientalistas, cooperativas agrícolas e comunitárias, escolas de música e outros. Pode ser desenvolvido com grupos de pessoas (pela Web (Webconferência, Webinários, Google Meet, Live e outros), que fazem parte das instituições elencadas, ou grupos de pessoas de suas relações sociais e comunitárias.