Objetivo Geral:

Propor uma oficina sobre a tipologia oracional e as intenções do enunciador voltada para formação continuada de professores da educação básica.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Construir um arcabouço teórico sobre a tipologia oracional e as intenções do enunciador na perspectiva transformacional;

Selecionar estratégias de ensino e corpus de análise para o trabalho com a tipologia oracional e as intenções do enunciador;

Elaborar uma proposta de oficina sobre a tipologia oracional e as intenções do enunciador voltada para formação continuada de professores da educação básica.

 

Justificativa:

Esta pesquisa se justifica pela importância do ensino da tipologia oracional na educação básica, considerando que a força ilocucionária nesses enunciados direcionam o sentido para compreensão do discurso entre os interlocutores. Soma-se ainda por promover um momento de formação continuada de professores da educação básica, tendo vista que a formação de um professor o acompanha durante toda a sua vida profissional e pessoal, constituindo-lhe degraus cada vez mais necessários de conhecimento e de aperfeiçoamento de sua prática pedagógica. O processo contínuo possibilita ao docente a capacidade de desenvolver sua autonomia profissional, agindo de forma crítica e reflexiva diante os desafios encontrados.

 

Metodologia:

Revisão Bibliográfica a partir do registro disponível, decorrente de pesquisas anteriores, em documentos impressos, como livros, artigos, teses etc. Utiliza-se de dados ou de categorias teóricas já trabalhados por outros pesquisadores e devidamente registrados. Os textos tornam-se fontes dos temas a serem pesquisados. Dessa forma, a pesquisa bibliográfica, tem o objetivo de reunir dados que servirão de base para investigação proposta a partir de determinado tema, a fim de construir novos conhecimentos ou aprofundar as informações já existente sobre o objeto de estudo.

 

Local de realização do Projeto:

Escolas de Educação Básica.