Objetivo Geral: Elaborar linha de ação para maior participação dos pais na inclusão do aluno portador de deficiência. |
Objetivo(s) Específico(s): Analisar a participação dos pais e a parceria família e escola. Incentivar o ensino integrativo. Mediar a colaboração de todos os agentes educacionais no processo educativo. |
Justificativa: O ensino a portadores de necessidades educacionais é uma garantia constitucional e para sua efetividade é necessário a integração de todos os agentes educacionais, os pais de crianças com características especiais passam por inúmeros obstáculos na educação de seus filhos. A interação no ambiente escolar necessita de estrutura da escola, formação de professores e participação intensa dos pais. É a participação do núcleo familiar que determinará o avanço educacional destas crianças, pois é no ambiente da casa que se dá continuidade aos processos. Soma-se ainda a todos os obstáculos a questão do preconceito e da discriminação que deve ser acompanhara para que não haja afastamento do ambiente escolar, mas convívio social mediado. O estudo se apresenta relevante para propagar o acesso, a desconstrução dos preconceitos e evitar a evasão escolar deste grupo. A matriz política, filosófica e científica da Educação Especial é baseada na integração social, os esforços para efetivação deste deve ser feito por todos os envolvidos. A efetivação deste direito ganhou força com o processo de redemocratização, resultou em uma transformação radical nas políticas públicas, nos objetivos e na qualidade dos serviços de atendimento a esta clientela. |
Metodologia: Para alcançar a objetivo deste estudo qualitativo descritivo, a abordagem de cunho qualitativo trabalha os dados buscando seu significado, tendo como base a percepção do fenômeno dentro do seu contexto. Aplica-se uma entrevista com pais que responderam perguntas específicas a respeito do tema. A entrevista deve identificar o perfil dos pais e das escolas, e como ambos se sobressaem diante das dificuldades encontradas, já que não se deve pensar em inserir as crianças deficientes em atividades mais sim adequar atividades a todas as crianças presentes no ambiente escolar, já na questão do papel dos pais é preciso perceber o quanto é necessário que todos incentivem nos filhos o convívio de uns com os outros, pois a dificuldade é de todos, não apenas dos pais das crianças que apresentam deficiência ou dificuldade na aprendizagem. |
Local de realização do Projeto: WEB |