CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST
EXTENSÃO/ESTUDO
(Projeto Guarda-chuva) - PROJETO CIDADANIA: Valores no Processo Educativo.
EMENTA: Os Projeto de Extensão UNIFACVEST, EaD e Presencial, prioriza o desenvolvimento de palestras educativas, gestão e negócios imobiliários, COVID-19, meio ambiente, recreio orientado, educação fiscal, horta na escola, plantas medicinais, ecofisiologia vegetal, leitura nas escolas, contação de histórias, música e teatro, estruturas ecológicas nas engenharias, construção civil solidária, água e os seus componentes, engenharia elétrica sustentável, fertilizantes, farmácia e biomedicina no aproveitamento do óleo de cozinha, prevenção a saúde do ser humano e do animal de estimação, como fazer um currículo, orçamento familiar, direito em perspectiva e acesso à justiça pública, acompanhamento odontológico e nutricional, defesa fitossanitária, arquitetura solidária, ética e o convívio social, psicologia no cotidiano, políticas públicas em centros de educação infantil, letramento digital e demais atividades de conscientização de crianças e adolescentes sobre a construção de valores e cidadania em parceria com as escolas municipais, estaduais, privadas, associações de bairros e moradores e entidades filantrópicas de desenvolvimento social e educacional.
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST
EXTENSÃO/ESTUDO-UNIEDU/2021
Projeto Social com Visão Educativa – (Extensão-Projeto Guarda-chuva) - PROJETO CIDADANIA: Valores no Processo Educativo.
Projeto(s) Social(is) com Visão Educativa/Extensão
EaD/Presencial-UNIFACVEST
Nome da Mantenedora: SOCIEDADE EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA-SENSAL |
Nome da IES: CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST |
Campus(Campi): LAGES-SC |
Unidade(s) Vinculada(s): FACVEST-UNIFACVEST |
Polo(s) EaD: FACVEST-UNIFACVEST |
PROJETO CIDADANIA: VALORES NO PROCESSO EDUCATIVO
Área de Conhecimento: 10000003-CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, 20000006-CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, 30000009- ENGENHARIAS, 0800002- BIOQUÍMICA, 40000001- CIÊNCIAS DA SAÚDE, 50000004- CIÊNCIAS AGRÁRIAS, 60000007- CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, 70000000- CIÊNCIAS HUMANAS, 80000002- LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, 90000005- MULTIDISCIPLINAR. |
OBJETIVO GERAL: Por meio de atividades planejadas e orientadas trabalharem as questões referentes aos valores e cidadania, trabalhando num ambiente de colaboração e cooperação, despertando a consciência do educador, Cuidados e Prevenção com o COVID-19 (pandemia de coronavírus), educando e comunidade para questões fundamentais para o convívio em sociedade, Cuidados e Prevenção com o COVID-19 (pandemia de coronavírus), analisando de forma crítica as situações vivenciadas e envolvendo-se nas atividades da escola/entidade e do seu entorno. Ampliamos os objetivos através do CONSEPE - CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNIFACVEST, em sintonia com a Equipe Multidisciplinar/UNIFACVEST, recomendações da UNESCO, OMS e parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da COVID-19, do Conselho Nacional de Educação – CNE, objetivando desenvolver as atividades de Extensão do UNIEDU PROGRAMAS E PROJETOS SOCIAIS, COM VISÃO EDUCATIVA, através de ações pela Web (ou presenciais, quando for autorizado legalmente)(Webconferência, Webinários, Google Meet , Live, Instagram, Whatsapp, Facebook, Twitter, e-mail , domínio web , website e outros), seguindo as ações metodológicas do Projeto de Extensão UNIFACVEST, aqui apresentado: PROJETO CIDADANIA: Valores no Processo Educativo. |
Objetivo(s) Específico(s): Ampliar a convivência dos educandos nas suas áreas de conhecimento, desenvolvendo atividades(de forma presencial quando houver a possibilidade legal) ou pela Web (Webconferência, Webinários, Google Meet, Live e outros) que fortaleçam os valores do processo educativo e cidadania. |
JUSTIFICATIVA: Valores do processo educativo e cidadania: • Preocupação que devemos ter no sentido de nos tornarmos pessoas melhores. • Envolvimento com atividades da escola/entidade. • Que adianta fazer da vida uma sucessão de tarefas, sem um chamamento global, que inclui as tarefas, mas exige uma visão mais ampla da vida? • O que deixamos de ser cada dia? • O que poderíamos ser, cada dia se quiséssemos? • Se estivermos de acordo de que temos obrigação de sermos melhores, as crenças em valores perenes se impõem. • Necessidade de conciliar religião e ciência, tradição e inovação e nossas necessidades existenciais e as necessidades da sociedade, a luz de vivências e concepções dos valores do mundo atual. • Esta havendo uma aceleração da mudança: relacionada ao avanço da ciência e tecnologia, explosão demográfica, comunicação de massa, ideologias em choque, conflitos mundiais, etc. • Supervalorização da novidade / ser diferente. • Quantidade de informação grande / Î incerteza / muitos caminhos a escolher. Dificuldades no ensino de valores: • Primeira: suas próprias ideias de valor não muito claras. Relação prof x aluno depende de uma concepção de homem e de mundo. Realidade. • Segunda: respeito individual do aluno dentro de um grupo / dificuldades. • Terceira: sistema de ensino, destaque ao cognitivo. Como ajudar o aluno a descobrir seus próprios valores? – A) figura do Prof e do mestre – B) espírito de superação de cada um – C) Sentido de fim, amor superior - egoísmo, criatividade – conformismo, liberdade – coação, e outros. A verdade humana é provisória. O aluno e a aprendizagem de valores • Determinantes no comportamento moral jovem: – a) a influência da família; – b) da escola; – c) da cultura; – d) papel sexual; – e) grupo ou companheiros; – f) meios de comunicação de massa; – g) fatores pessoais; – h) influência das gerações. Parece importante estudar os valores morais dos adolescentes da nossa cultura para conhecer quais são suas crenças e consequentes modos de agir, já que deste modo poderíamos planejar, de maneira mais cuidadosa, uma educação que tenha uma função relevante de desenvolvimento “sadio” do jovem. Nos países ocidentais, a cidadania moderna se constituiu por etapas. T. H. Marshall afirma que a cidadania só é plena se dotada de todos os três tipos de direito: 1. Civil: direitos inerentes à liberdade individual, liberdade de expressão e de pensamento; direito de propriedade e de conclusão de contratos; direito à justiça; que foi instituída no século 18; 2. Política: direito de participação no exercício do poder político, como eleito ou eleitor, no conjunto das instituições de autoridade pública, constituída no século 19; 3. Social: conjunto de direitos relativos ao bem-estar econômico e social, desde a segurança até ao direito de partilhar do nível de vida, segundo os padrões prevalecentes na sociedade, que são conquistas do século 20. |
METODOLOGIA: Desenvolvimentopela Web (Webconferência, Webinários, Google Meet, Live e outros), palestras educativas, gestão e negócios imobiliário, meio ambiente, recreio orientado, educação fiscal, Cuidados e Prevenção com o COVID-19 (pandemia de coronavírus), horta na escola, plantas medicinais, eco fisiologia vegetal, leitura nas escolas, contação de histórias, música e teatro, estruturas ecológicas nas engenharias, construção civil solidária, água e os seus componentes, engenharia elétrica sustentável, fertilizantes, farmácia e biomedicina no aproveitamento do óleo de cozinha, prevenção à saúde do ser humano e do animal de estimação, como fazer um currículo, orçamento familiar, direito em perspectiva acesso à justiça pública, acompanhamento odontológico e nutricional, defesa fitossanitária, arquitetura solidária, ética e o convívio social, psicologia no cotidiano, políticas públicas em centros de educação infantil, letramento digital e demais atividades de conscientização de crianças e adolescentes sobre a construção de valores e cidadania em parceria com as escolas municipais, estaduais, privadas, associações de bairros e moradores e entidades filantrópicas de desenvolvimento social e educacional. O resultado (com link, fotos) da intervenção deve ser relatado no FORMULÁRIO da ETAPA 2. |
LOCAL DE REALIZAÇÃO DO PROJETO: Pela Web (Webconferência, Webinários, Google Meet, Live e outros): Escolas públicas municipais e estaduais do município, associações de bairros e de moradores de Lages, S.C, e cidades de origem dos acadêmicos, entidades religiosas, associações esportivas, conselhos comunitários, escolas privadas, entidades ambientalistas, cooperativas agrícolas e comunitárias, escolas de música e outros. Pode ser desenvolvido com grupos de pessoas (pela Web (Webconferência, Webinários, Google Meet, Live e outros), que fazem parte das instituições elencadas, ou grupos de pessoas de suas relações sociais e comunitárias. |
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GEOVANI BROERING
REITOR
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST
Exemplos de projeto de Extensão com base no Guarda-chuva – PROJETO CIDADANIA. O aluno pode propor novos projetos que estejam alinhados com o projeto cidadania, seguindo os formulários e modelos que estão na nossa página: (https://www.unifacvest.edu.br/).
1 - ATENDIMENTO DE TI A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
2 - GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
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CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST
2021
Projeto(s) Social(is) com Visão Educativa/Extensão/ESTUDO - UNIEDU
MODELOS DE PROJETOS E SUGESTÕES ALINHADAS AO PROJETO GUARDA-CHUVA: PROJETO CIDADANIA: VALORES NO PROCESSO EDUCATIVO.
EXTENSÃO/ESTUDO PARA CURSOS PRESENCIAIS E EAD UNIFACVEST.
Nome da Mantenedora: SOCIEDADE EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA-SENSAL |
Nome da IES: CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST |
Campus (Campi): LAGES-SC |
Unidade(s) Vinculada(s): FACVEST-UNIFACVEST |
Polo(s) EaD: FACVEST-UNIFACVEST |
ATENDIMENTO DE TI A MICRO E PEQUENAS EMPRESAS.
Área de Conhecimento: CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO |
Objetivo Geral: Impulsionar os micro e pequenos empresários oferecendo atendimento de TI nos pequenos negócios da cidade. |
Objetivo(s) Específico(s): Proporcionar atendimento de TI, feito por profissionais da área, as micro e pequenas empresas; Promoveraos funcionários das empresas oportunidade de aprendizado na área e prestar serviço as empresas. |
Justificativa: A Tecnologia da Informação (TI), se torna, cada vez mais, uma importante ferramenta de gestão e administração das grandes empresas em consequência da relaçãocrescente de informação e conhecimento. Toda promoção de serviços e/ou produtos das grandes empresas, hoje em dia é feita através de TI e essa também tem se tornado uma tendência incorporada pelas micro e pequenas empresas (MPE). As MPEs são hoje consideradas como um dos principais fomentadores da economia dos países, destacando-se principalmente pelamovimentação do Produto Interno Bruto (PIB) e pela criação de empregos (SEBRAE,2012). As mudanças no mercado impulsionaram a competitividade das MPEs e tornaram a adoção de TI uma grande vantagem, principalmente nos setores que fazem uso intensivo de informações.A área de gestão empresarial tem se tornado cada vezmais complexa, e a TI tornou-se uma das principais ferramentas para as áreas de planejamento, gestão emarketing, inclusive no estreitamento das relações com clientes e no desenvolvimento de novos negócios eparcerias (Buhalis& Law, 2008; Zagheni& Luna, 2011; Nandan, 2009). A adoção de TI por uma empresa, independente do porte, pode influenciar no seu desempenho e nocrescimento através da melhoria da produtividade, competitividade, eficiência e eficácia. |
Metodologia: Verificação dos equipamentos e ferramentas de TI existentes nas MPEs atualmente, analiseda situação do negócio e também da experiência dos gestores dessas empresas comrelação à TI, identificaçãodas principais dificuldades enfrentadas na adoção de TI pelas MPEs. Realização de palestra de gestão empresarial para os gestores das MPEs. Proporcionar atendimento e oportunidade de aprendizado para a comunidade. Pesquisa em espaços confiáveis na Web. |
Local de realização do Projeto: Pequenas e micro empresas de Lages. |
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GEOVANI BROERING
REITOR
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST
Local e Data: Lages SC, 06 DE JANEIRO DE 2021
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RENATO RODRIGUES
PRÓ-REITOR DE PESQUISA E EXTENSÃO
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST
Local e Data: Lages SC, 06 DE JANEIRO DE 2021
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CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST
2021
Projeto(s) Social(is) com Visão Educativa/Extensão/ESTUDO - UNIEDU
MODELOS DE PROJETOS E SUGESTÕES ALINHADAS AOS CURSOS:
EXTENSÃO/ESTUDO PARA CURSOS PRESENCIAIS E EAD UNIFACVEST.
Nome da Mantenedora: SOCIEDADE EDUCACIONAL NOSSA SENHORA AUXILIADORA-SENSAL |
Nome da IES: CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST |
Campus(Campi): LAGES-SC |
Unidade(s) Vinculada(s): FACVEST-UNIFACVEST |
Polo(s) EaD: FACVEST-UNIFACVEST |
GESTÃO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Área de Conhecimento: GESTÃO DA TECNOLOGIA |
Objetivo Geral: a criação e implantação de um projeto de gestão da tecnologia da informação para uma instituição de pesquisa na área de engenharia, auxiliando a organização através de uma melhor utilização dos recursos tecnológicos disponíveis. |
Objetivo(s) Específico(s): Revisar e consolidar as informações referentes aos modelos degerenciamento da tecnologia da informação; Analisar as metodologias apresentadas sob a aplicabilidade emambientes de P&D; Analisar a aplicabilidade e validar o projeto de gestão tecnológica,através do estudo de caso. |
Justificativa: O avanço das tecnologias da informação nas organizações, que teve sua ascensão no início na década de 70, se consolidou ao longo dos últimos anos. A tecnologia dainformação se tornou componente essencial do estilo competitivo das empresas. Esse processo de modernização ocorreu de forma difusa, sendo muitas vezes influenciado pelos inúmeros modismos da área de tecnologia. Fruto desse crescimento desordenado, a arquitetura tecnológica nas organizações é composta, em muitos casos, por diversos sistemas que não foram planejados para operarem juntos, ou por sistemas que já não correspondem às expectativas da organização. Os investimentos na área de tecnologia da informação crescem todos os anos e representam um gasto significativo das organizações. Mesmo com todo o empenho,muitas vezes encontram-se problemas relativamente simples, mas que não sãodevidamente tratados pelos sistemas correntes, deixando uma lacuna no processo de tratamento da informação. O não planejamento do desenvolvimento tecnológico por parte das organizações, levou a um cenário que representa um grande caos, com sistemas incompatíveis que formam ilhas de informações, ineficiência na utilização das informações e incapacidade de responder rapidamente a uma nova demanda refletindo o alto custo da infraestrutura tecnológica, frente aos benefícios gerados. Ambientes de P&D são altamente dependentes da informação, que se constitui na matéria prima básica para a realização de projetos de pesquisa. Com isso, a tecnologia da informação torna-se grande aliado no gerenciamento e disseminação da informação, exercendo influência nos resultados alcançados. |
Metodologia: O presente trabalho está dividido em revisão teórica e estudo de caso. Na revisão teórica, serão apresentados os conceitos presentes na literatura sobre tecnologia da informação, sistemas de informação e gestão da tecnologia da informação, contendo uma descrição das principais metodologias disponíveis para o desenvolvimento de um planejamento tecnológico para organizações. O planejamento permite perceber alguns equívocos antes que eles aconteçam ou enquanto estágio inicial, facilitando a diminuição dos gastos. Ao alinhamento da gestão da TI com o planejamento estratégico da instituição, facilita a evolução do parque tecnológico conforme o desenvolvimento da instituição, contribuindo para a criação de vantagens competitivas e consolidação o desenvolvimento da instituição. permitindo o surgimento de modelos que facilitem a implantação da gestão da TI em ambientes não corporativos, focados principalmente no aprendizado organizacional e na gestão do conhecimento. |
Local de realização do Projeto: Web. |
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GEOVANI BROERING
REITOR
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST
Local e Data: Lages SC, 06 DE JANEIRO DE 2021
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RENATO RODRIGUES
PRÓ-REITOR DE PESQUISA E EXTENSÃO
CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST
Local e Data: Lages SC, 06 DE JANEIRO DE 2021
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