Objetivo Geral:

Descrever as alterações dos hormônios tireoideanos, descritas na literatura, quando os indivíduos são usuários de esteroides anabolizantes.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Verificar o uso, indicação e efeitos de esteróides anabólico-androgênicos;

Avaliar a diminuição da TBG se é uma das causas para o aumento dos níveis de TSH, secundário à diminuição dos hormônios tireoideanos;

Buscar a causa do problema através da pesquisa de anticorpos antitireoperoxidase (anti-TPO), anti microssomais ou antitireoglobulina.

 

Justificativa:

A tiroxina (T4) e a triiodotironina (T3) são produzidos pela glândula tireóide que tem uma importância fisiológica. Os distúrbios da tireóide são classificados em hipertireoidismo e hipotireoidismo. No hipotireoidismo, tem-se hormônios tireoidianos que se encontram cronicamente abaixo do normal, refletindo o resultado de uma produção diminuída, ou seja, T4 livre e T4 total diminuídos e elevado nível de TSH. Os esteroides anabólicos androgênicos ou são um grupo de compostos naturais e sintéticos formados a partir da testosterona ou um de seus derivados. A utilização de anabolizantes está em expansão devido ao padrão corporal da sociedade atual , o projeto se justifica ao demonstrar a urgência de compreender tais uso. Uma vez que em certos casos se trata do abuso de esteroides anabolizantes sobre a função tireóidea ocorre uma diminuição da TBG (globulina ligadora de tiroxina) com consequente diminuição nos níveis séricos de T3 e T4 totais, que irá depender da susceptibilidade da molécula à aromatização e consequentemente transformação em estrógeno.

 

Metodologia:

Deve-se realizar um estudo teórico de revisão da literatura do tipo monografia baseada na contextualização do tema Interferência das dosagens laboratoriais no diagnóstico do hipotireoidismo devido o uso de esteroides anabolizantes. Banco de dados: SciELO; LILACS; Cochrane BVS; Livros de fisiologia e bioquímica.

 

Local de realização do Projeto:

Laboratórios de Biomedicina.