Objetivo Geral:

Articular a educação ambiental por meio de condutas pedagógicas a partir da construção de hortas no espaço escolar,

 

Objetivo(s) Específico(s):

Estimular nos alunos a conscientização ambiental e inserir hábitos para uma alimentação saudável por meio das descobertas.

Manejar e interagir com as diversas fases do cultivo de alimentos na horta.

 

Justificativa:

A Educação Ambiental tem como finalidade desenvolver a participação ativa na defesa do meio ambiente, e deve estar presente em todas as esferas, tanto na casa, como na escola para que seja parte do cotidiano das pessoas. Assim é possível compreender a Educação Ambiental como um conteúdo escolar. A partir de tal perspectiva, a Educação Ambiental é então chamada a assumir um modelo de intervenção educativa onde as questões ambientais são vistas como um processo complexo, dinâmico que envolve ações de caráter ambiental e social, de implicações múltiplas que se contrapõem a causalidade linear, de natureza estritamente cultural ou ecológica. Para isso, a elaboração de uma horta em ambiente escolar é o início desse processo, por isso o projeto se justifica. A escola deve ser compreendida como espaço social e o local onde o aluno dará sequência ao seu processo de socialização, ela acaba por desenvolver um papel de reflexão e um instrumento que busca discutir a democratização da cultura, do acesso, a permanência na escola bem como da melhora do nível cultural da população. Assim, a escola pode desempenhar um importante papel na disseminação da Educação Ambiental através de atividades desenvolvidas na horta, o tratamento dos resíduos orgânicos e entre outros, conteúdos significativos para a realidade local que tenham relação com os conteúdos das diferentes disciplinas. Os Programas Curriculares Nacionais (PCNs) sugerem que os conteúdos de Educação Ambiental e alimentar sejam tratados como temas transversais de maneira interdisciplinar na educação formal.  Desta forma a escola é um local próprio para a aplicação de programas de educação ambiental para o fomento da compreensão de mundo e a partir da proteção do meio ambiente.

 

Metodologia:

A estratégia usada pode ser o emprego do método indutivo, a partir de uma abordagem qualitativa que busca compreender os fenômenos a partir da perspectiva dos sujeitos, considerando o ambiente como fonte direta dos dados e o pesquisador como instrumento.

 

Local de realização do Projeto:

Escolas do Ensino Básico