Objetivo Geral: Analisar o papel que a gestão escolar exerce no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais em uma escola Estadual dos Anos Iniciais; |
Objetivo(s) Específico(s): Identificar as estratégias para promover a inclusão escolar; Avaliar quais pontos destacados por professores que promova a inclusão em sua escola. Verificar qualidade da educação oferecida aos alunos e maior desempenho no processo de ensino aprendizagem. |
Justificativa: Nos últimos anos as discussões sobre a inclusão de crianças portadoras de deficiências no ensino regular têm sido muitas, graças a sua garantia constitucional. Em meados do século XX deu início ao surgimento da inclusão de pessoas com NEE com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948 através da luta da sociedade em conquistar o direito de igualdade para todas as pessoas com ou sem deficiência. A Educação Especial, como modalidade da educação escolar, organiza-se de modo a considerar uma aproximação sucessiva dos pressupostos e da prática pedagógica social da educação inclusiva, a fim de cumprir os seguintes dispositivos legais e político-filosóficos: 1.1 - Constituição Federal, Título VIII, da ORDEM SOCIAL: Artigo 208: III – Atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino; IV - § 1º - O acesso ao ensino obrigatório e gratuito é direito público e subjetivo. V – Acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, 12 segundo a capacidade de cada um (CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 2001). Assim gestão escolar exerce um papel muito importante no processo de inclusão de alunos com necessidades educacionais é necessário que se busque a identificação das estratégias da gestão para promover a inclusão escolar, bem como os pontos principais destacados pelos professores no processo de inclusão. |
Metodologia: Pode-se utilizar um referencial teórico que trata sobre o papel da gestão no processo de inclusão, além de pesquisas de campo, como o uso de questionário junto à gestora e os professores, com o intuito de obter dados necessários para responder as questões do campo de estudo. |
Local de realização do Projeto: Web |