Objetivo Geral:

Identificar as principais dificuldades encontradas pelos gestores de micro e pequenas empresas brasileiras ao gerenciar as atividades de comércio eletrônico.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Apontar as vantagens e as dificuldades do comércio eletrônico para micro e pequenas empresas;

Levantar a forma como as micro e pequenas empresas brasileiras têm utilizado o comércio eletrônico para alcançar seus objetivos na Internet;

Realizar estudo de caso com uma microempresa na cidade de Lages e assim identificar possíveis gargalos de gerenciamento, como dificuldades de SCM (Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos) e CRM (Gerenciamento de Relacionamento com Clientes);

 

Justificativa:

Na denominada Economia Digital, isto é a economia baseada em tecnologias digitais, as aplicações do comércio eletrônico oferecem facilidades e viabilidade de negócios, conferindo um poder revolucionário para organizações. Isto está relacionado à capacidade de criação de novos processos e de novas regras, sendo possível pela eliminação ou a redução de barreiras dos modelos tradicionais empresariais, propiciadas pelas tecnologias de comunicação e de informação pública com o intuito de atender às pressões de mercado e agilizar as transações comerciais. Para as micro e pequenas empresas, a adoção deste tipo de comércio tem sido vista como um meio de sobrevivência e/ou uma oportunidade para conseguir valor econômico com baixo investimento frente à crise econômica no país e às dificuldades encontradas devido ao pequeno porte e aos recursos escassos. No entanto, o alcance do sucesso não é tão simples. Ainda que o mercado virtual possa ser representado como um terreno confortável para muitas dessas empresas emergentes, é preciso desvencilhar do mito de que basta ter uma loja virtual e rapidamente as vendas ocorrerão. São fundamentais os conhecimentos sobre a estrutura e aplicações do comércio eletrônico para planejar, controlar, coordenar e analisar as tomadas de decisões em toda a cadeia de valor dos processos de negócios para obter benefícios além das transações comerciais entre seus clientes e fornecedores. Ao acompanhar as mudanças ambientais que possam interferir ou favorecer os negócios virtuais e ao elaborar um planejamento prévio com as estratégias da gestão empresarial, é possível conferir vantagens competitivas e resultados positivos a longo prazo. Desse modo, o tema desta pesquisa tem a sua importância e relevância, pois procura contribuir para o desenvolvimento social e econômico de micro e pequenas empresas, que são a grande maioria no país, por meio da investigação sobre processos e dinâmicas de um modelo de negócio associado ao uso de tecnologia acessível que representa lucratividade com baixo investimento.

 

Metodologia:

Os procedimentos técnicos adotados para a coleta de dados da pesquisa podem ser a metodologia de Revisão Bibliográfica Sistemática (RBS), por ser uma metodologia específica que busca do máximo de material relevante sobre um determinado tema, seguido do estudo de caso, com a utilização de um questionário semiestruturado desenvolvido após o levantamento dos tópicos a serem abordados na entrevista.

 

Local de realização do Projeto:

Lages