Objetivo Geral: Tornar possível trabalhar conceitos geométricos, por intermédio das artes de forma simples, mas sem que o rigor matemático seja esquecido, potencializando um ensino onde o conhecimento seja construído a partir da investigação e exploração, tendo como finalidade apresentar aos docentes do ensino fundamental forma diferenciada, tornando assim o ensino de geometria. |
Objetivo(s) Específico(s): Realizar atividades semanais que envolvam conteúdos relacionados à geometria; Utilizar materiais manipuláveis, em trabalho em conjunto, para nos possibilitar aos estudantes interpretar, manusear e estimular o raciocínio lógico; Introduzir com auxílio de vídeos, história da arte. |
Justificativa: A Geometria é uma subárea da matemática, e está presente em diversos campos do conhecimento, comumente é empregada para resolver problemas práticos. a arte utiliza a geometria sob várias formas, a saber, a plástica, música, escultura, cinema, arquitetura, etc. Alguns tipos de artes podem permitir que apreciadores participem da obra, dependendo da nossa disposição no momento. Porém, nem sempre é fácil mostrar educando aplicações, práticas e realista acerca do conteúdo proposto, bem como motivá-los com problemas contextualizados, porque as qualidades de trabalhos estruturas das escolas, falta de material dentre outras pode nos impossibilitar de realizá-los. O referido projeto tem como objetivo tornar possível trabalhar conceitos geométricos, por intermédio das artes potencializando um ensino onde o conhecimento seja construído a partir da investigação e exploração, tendo como finalidade apresentar aos docentes do ensino fundamental forma diferenciada, tornando assim o ensino de geometria prazeroso. |
Metodologia: Qualitativa uma vez que teve como objetivo, tornar possível trabalhar conceitos geométricos por intermédio das artes de forma simples sem que, a formalidade matemática seja esquecida, fazendo com que o aluno interprete e busque soluções para determinada questão. Quanto à metodologia, utiliza-se materiais manipuláveis e trabalho em conjunto. |
Local de realização do Projeto: Escolas com 6º, 7º, 8º e 9° ano |