Objetivo Geral:

Tornar possível trabalhar conceitos geométricos, por intermédio das artes de forma simples, mas sem que o rigor matemático seja esquecido, potencializando um ensino onde o conhecimento seja construído a partir da investigação e exploração, tendo como finalidade apresentar aos docentes do ensino fundamental forma diferenciada, tornando assim o ensino de geometria.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Realizar atividades semanais que envolvam conteúdos relacionados à geometria;

Utilizar materiais manipuláveis, em trabalho em conjunto, para nos possibilitar aos estudantes interpretar, manusear e estimular o raciocínio lógico;

Introduzir com auxílio de vídeos, história da arte.

 

Justificativa:

A Geometria é uma subárea da matemática, e está presente em diversos campos do conhecimento, comumente é empregada para resolver problemas práticos. a arte utiliza a geometria sob várias formas, a saber, a plástica, música, escultura, cinema, arquitetura, etc. Alguns tipos de artes podem permitir que apreciadores participem da obra, dependendo da nossa disposição no momento. Porém, nem sempre é fácil mostrar educando aplicações, práticas e realista acerca do conteúdo proposto, bem como motivá-los com problemas contextualizados, porque as qualidades de trabalhos estruturas das escolas, falta de material dentre outras pode nos impossibilitar de realizá-los. O referido projeto tem como objetivo tornar possível trabalhar conceitos geométricos, por intermédio das artes potencializando um ensino onde o conhecimento seja construído a partir da investigação e exploração, tendo como finalidade apresentar aos docentes do ensino fundamental forma diferenciada, tornando assim o ensino de geometria prazeroso.

 

Metodologia:

Qualitativa uma vez que teve como objetivo, tornar possível trabalhar conceitos geométricos por intermédio das artes de forma simples sem que, a formalidade matemática seja esquecida, fazendo com que o aluno interprete e busque soluções para determinada questão. Quanto à metodologia, utiliza-se materiais manipuláveis e trabalho em conjunto.

 

Local de realização do Projeto:

Escolas com 6º, 7º, 8º e 9° ano