Objetivo Geral: Identificar os recursos e adaptações utilizados, observar as dificuldades encontradas pelos professores e a participação dos deficientes visuais nas aulas de Educação Física. |
Objetivo(s) Específico(s): Avaliar estratégias para superação das dificuldades na educação física como: Analisar as condições de trabalho docente tais como, infraestrutura escolar, recursos materiais, status profissional, valorização e remuneração. Fazer levantamento das atividades que possam utilizar: colchonetes, fita adesiva amarela, guizos, papel celofane e sacos plásticos, para a adaptações, cabe ainda avaliar, a utilização da bola, no sentido de torná-la perceptível auditivamente, seja envolvendo-a em papel celofane e/ou sacos plásticos, ou então, utilizar guizos em seu interior e, ao cone, que pode ser colorido ou encapado com cores vibrantes. |
Justificativa: A pessoa com deficiência tem a garantia do seu direito constitucional ao acesso à educação, saúde e moradia. Nesse sentido é possível observar a existência de leis e decretos-lei que assegurem tal direito. É necessário que a educação seja voltada para todos a fim de assegurar os ditames constitucionais, assim deve-se levar em conta que o processo de ensino deve estar voltado para o aluno, para formação deste de forma cidadã, o papel do professor é de mediar o processo de ensino aprendizagem e no caso de inclusão de alunos com necessidades especiais pensar planejamentos e estratégias que efetivem a participação. O atual projeto compreende os deficientes visuais, esta deficiência é definida como a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão. Importa destacar que o nível visual pode variar, o que torna possível classificar os dois grupos de deficiência: primeiro se tem a cegueira que é compreendia como a perda total da visão ou pouquíssima capacidade de enxergar, este indivíduo necessita do Sistema Braille como meio de leitura e escrita; e a segunda é a baixa visão ou visão subnormal, a qual se caracteriza pelo comprometimento do funcionamento visual dos olhos, ainda que ocorra tratamento ou correção. Tem-se que as pessoas com baixa visão conseguem fazer a leitura de textos impressos ampliados ou com uso de recursos óticos especiais. Independentemente do tipo de característica todos possuem a possibilidade e condição de frequentar uma escola. Cabe aos agentes educacionais conceber estratégias que estimulem o desenvolvimento psicomotor e a fim de instrumentalizar o aluno para o desenvolver das aptidões necessárias às atividades. O projeto se justifica pela importância no desenvolvimento desse indivíduo, as aulas de educação física geram desenvolvimento físico no corpo além de possibilitar o conhecimento espacial do mundo, e para sua realização cabe as adaptações necessárias a partir de certos recursos, com a finalidade que o aluno não perca os ensinos desta importante disciplina. |
Metodologia: Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, as buscas devem ser realizadas em três bases de dados: LILACS, SCIELO e GOOGLE ACADÊMICO, os descritores utilizados em combinação foram “educação física adaptada”, “deficiência visual” e “inclusão”. |
Local de realização do Projeto: Instituições de Ensino. |