CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST

 

PROJETO SOCIAL COM VISÃO EDUCATIVA

EXTENSÃO/ESTUDO-UNIEDU 2021

E-mail: (Departamento de Assistente Social UNIFACVEST Simone Wachsmann dos Anjos - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.e Thaise Teles Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

 

PROJESO SOCIAL COM VISÃO EDUCATIVA EM 2021

 

Compromisso de realização das 20h em 2021.1.Considerando o contexto de isolamento social em virtude da COVID-19 e em atendimento às orientações da SED e da IES, assumo o compromisso de cumprir as 20 h do Projeto Social com visão educativa do semestre 2021.1. Projeso Social com Visão Educativa em 2021. Estou ciente de possível suspensãoo/perda do benefício de assistência financeira caso não cumpra este compromisso. (Esta situação poderá ser alterada apenas em caso de alteração em relação Às ações de combate à COVID-19.) DATA DE ENTREGA ATÉ O DIA 31 DE MAIO DE 2021.

 

 

 

 

NOME DO(A) ACADÊMICO(A): Vitor Alexandre Scotti

CPF: 011 896 149 79

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

WhatsApp: (49) 9 99829412

 

CURSO: Ciência da computação

 

MATRÍCULA: 1165656

 

FASE: 1

 

PROJETO EXTENSÃO: PROJETO SOCIAL COM VISÃO EDUCATIVA. UNIEDU 2021

 

 

VINCULO DO SEU PROJETO: Projeto Social com Visão Educativa – (Extensão-Projeto Guarda-chuva) - PROJETO CIDADANIA: Valores no Processo Educativo (VERIFICAR – ANEXO II).

Desenvolvimento das atividades de projeto social com visão educativa: (presencial quando houver a possibilidade legal) ou pela Web (Webconferência, Webinários, Google Meet, LiveInstagram , Whatsapp, Facebook, Twitter e outros). Palestras (webinários)educativas:Cuidados e Prevenção com o COVID-19 (pandemia de coronavírus), gestão e negócios imobiliários, escola e a sociedade, meio ambiente, educação física, recreio orientado, educação fiscal, como fazer uma horta na escola, plantas medicinais, Ecofisiologia vegetal, leitura nas escolas, contação de histórias, música e teatro, estruturas ecológicas nas engenharias, construção civil solidária, água e os seus componentes, engenharia elétrica sustentável, fertilizantes, farmácia e biomedicina no aproveitamento do óleo de cozinha, prevenção a saúde do ser humano e do animal de estimação, como fazer um currículo, orçamento familiar, direito em perspectiva-acesso à justiça pública, acompanhamento odontológico e nutricional, defesa fitossanitária, arquitetura solidária, ética e o convívio social, psicologia no cotidiano, políticas públicas  em centros de educação infantil, letramento digital  e demais atividades de conscientização de crianças e adolescentes sobre a construção de valores e cidadania em parceria com as escolas municipais, estaduais, privadas, associações de bairros e moradores e entidades filantrópicas de desenvolvimento social e educacional. O resultado (com link, fotos) da intervenção deve ser relatado no FORMULÁRIO:  RELATÓRIO DO PROJETO EXTENSÃO UNIEDU 2021,  e posteriormente postado no site do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU, conforme ANEXO I.

 

 

(PREENCHIMENTO ANTES DA APLILCAÇÃO DO PROJETO)

1. (NOME DO PROJETO) TÍTULO DO PROJETO DE EXTENSÃO/PROJETO SOCIAL COM VISÃO EDUCATIVA-UNIEDU-2021:(COLOCAR O TÍTULO NO ESPAÇO ABAIXO)

(Modelos e propostas de projetos na nossa página https://www.unifacvest.edu.br/em pesquisa e extensão-anexos: ANEXO 1, ANEXO 2, ANEXO 3, (ANEXO 4-(Anexo 4 - preenchimento Assistente social UNIFACVEST)): EDUCAÇÃO DURANTE PANDEMIA E AULAS ONLINE.

 

 

 

ASSINALAR A ÁREA DE CONHECIMENTO[1]: (  )10000003-CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, (   )20000006-CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, (   )30000009- ENGENHARIAS, (   )0800002- BIOQUÍMICA, (   )40000001- CIÊNCIAS DA SAÚDE, (   )50000004- CIÊNCIAS AGRÁRIAS, ( X )60000007- CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, (   )70000000- CIÊNCIAS HUMANAS,  (   )80000002- LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, (   )90000005- MULTIDISCIPLINAR.

 

 

OBJETIVO[2] (redigir no espaço abaixo -mínimo 50 palavras e máximo de 100 palavras): O objetivo deste projeto se baseia em observar as respostasfeitas em um questionário, para assim verificar qual é a opinião dos estudantes durante a pandemia do COVID 19. Sendo assim em torno deste questionário poderemos observar se os estudantes preferem as aulas presenciais ou aulas online, se o acesso a tecnologias para a educação online é facilmente encontrado, se todos possuem materiais necessários para participar de aulas online, se este método de ensino ajudou a não parar os estudos durante a pandemia e se sua instituição disponibiliza material caso o aluno não consiga acessar acesso à internet.

 

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA[3] (redigir no espaço abaixo –mínimo 100 palavras e máximo 200 palavras): Atualmente por conta da pandemia do COVID 19, novas ideias surgiram para continuarem os estudos. Sendo assim, as aulas online se tornaram essenciais para a educação. Sabendo disso é importante observarmos a opinião dos estudantes sobre estas aulas, para então definir se este método está sendo eficaz ou não no desenvolvimento da educação atual. Como este procedimento de aula está sendo muito utilizado devemos então saber também, se os estudantes estão preferindo aulas deste modo ou não sentem diferença em estudar online e presencialmente.

 

 

 

 

 

 

METODOLOGIAE RESULTADO(S) ESPERADO(S)[4](redigir no espaço abaixo –mínimo 50 palavras e máximo de 100 palavras):Para obtermos tais resultados foram feitas 5 perguntas para estudantes de diversas instituições de ensino, para assim obter diversos casos e resultados diferentes. Sendo assim esperamos poder comparar as diferenças de opiniões e também observar qual a preferência dos alunos sobre as aulas. Deste modo poderemos talvez incentivar os alunos a pensar melhor sobre como está se desenvolvendo os estudos atualmente. Podendo então até concretizar algum pensamento para melhorar cada vez mais este método de ensino.

 

 

 

 

 

 

LOCAL DE REALIZAÇÃO DA EXTENSÃO UNIEDU (colocar o nome do local que pretende realizar a extensão, o nome da instituição ou pessoas envolvidas e o e-mail, domínio web, website[5])( redigir no espaço abaixo): Por conta da pandemia do COVID 19, assim então não podendo haver aglomerações, foi feita a realização do questionário pelo Google Formulários, que é uma extensão muito útil, rápida e simples para se receber resultados para pesquisar entre outros métodos.

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS[6] (redigir no espaço abaixo -endereço eletrônico ou livros utilizados):

Para os estudantes responderem o questionário foi enviado este link: https://forms.gle/2B1Y2yMreMgk4iM16 Acessado dia 29 de maio de 2021.

 

 

 

 

 

 

 

(PREENCHIMENTO APÓS A APLILCAÇÃO DO PROJETO)

 

RELATÓRIO DO PROJETO DE EXTENSÃO/PROJETO SOCIAL COM VISÃO EDUCATIVA-UNIEDU 2021

(preenchimento após a aplilcação do projeto)

 

 

 

ATIVIDADES QUE FORAM DESENVOLVIDAS[7]( redigir no espaço abaixo –mínimo 50 palavras e máximo de 100 palavras):

Foi disponibilizado o link dos questionários para alguns alunos, assim todos responderam expressando suas opiniões, ideias, preferencias e realidade. Após foram analisados os resultados graficamente, e assim sendo feita uma comparação e deste modo observando como é a realidade de muitos alunos atualmente.

 

DIFICULDADES ENCONTRADAS NA EXTENSÃO[8]( redigir no espaço abaixo –mínimo 50 palavras e máximo de 100 palavras):  Praticamente não se obteve dificuldades, sendo que o questionário foi feito online (link enviado via Whatsapp), deste modo não foram feitas aglomerações e contatos físicos com os alunos.

 

 

ACONTECEU INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES/FUNCIONÁRIOS E ALUNOS/COLABORADORES/COMUNIDADE NOS WEBINÁRIOS(redigir no espaço abaixo –mínimo 50 palavras e máximo de 100 palavras):Durante o projeto as únicas interações feitas foram de contato com os estudantes, assim foi feito um pedido para participarem desta pesquisa. Deste modo os alunos que se tivessem interesse em responder, receberia o link para acessar o questionário.

 

 

ESTIMULOU A MOTIVAÇÃO NA COMUNIDADE ESCOLAR/EMPRESA NA INTERVENÇAO PELA WEB(redigir no espaço abaixo -mínimo 50 palavras e máximo de 100 palavras): Não se obteve um feedback concreto, mas aparentemente alguns alunos pensaram sobre. Sendo que é uma realidade que muitos estão passando atualmente, e uma questão muito citada em rodas de conversa. Se fosse possível o acesso conjunto a todos estes estudantes que participaram, provavelmente entraríamos em um acordo sobre as dificuldades e melhores ideias para aulas online.

 

 

REALIDADE VIVENCIADAONLINE NO LOCAL DA EXTENSÃO[9](redigir no espaço abaixo –mínimo 50 palavras e máximo de 100 palavras): Pode se dizer que a realidade vivenciada se baseia que praticamente grande parte dos estudantes possuem acesso á internet. Graças a isto todos tem consciência de como são as aulas online, deste modo podendo comparar com aulas presenciais.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS DA EXTENSÃO[10](redigir no espaço abaixo -mínimo 50 palavras e máximo de 100 palavras):  Tendo em mente as respostasconseguimos observar que todos os estudantes possuem acesso à internet e usam algum tipo de aparelho tecnológico. Observamos também que na opinião destes estudantes, praticamente metade diz que não acha que o acesso à internet está fácil, já outra metade diz que sim. Já em outro ponto a grande maioria diz sim sobre as aulas online terem ajudado a não pararem os estudos durante a pandemia do COVID 19. Outra questão foi que muitos preferem as aulas presenciais, por conta do melhor envolvimento do estudo, já outras conseguem obter o mesmo aprendizado em ambos tipos de ensino. Sobre a disponibilidade de materiais caso o estudante não possua acesso á internet, observamos que algumas instituições se comprometem a dar apoio aos seus alunos, já em um pequeno grupo diz que este recurso talvez não fosse repassado, assim perdendo então o desenvolvimento educacional.

 

REFERÊNCIAS[11](redigir no espaço abaixo -máximo de 100 palavras):

 

 

LOCAL (online ou presencial, seguindo as normas legais) DE REALIZAÇÃO DA EXTENSÃO[12](redigir no espaço abaixo -mínimo 50 palavras e máximo de 100 palavras):  Link para responder questionário: https://forms.gle/2B1Y2yMreMgk4iM16

 

 

A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DA EXTENSÃO DEVE RESPONDER AS SEGUINTES ETAPAS DE AÇÃO: O QUÊ, POR QUÊ, QUEM, ONDE, QUANDO, COMO, QUANTO, RESULTADOS ESPERADOS.

 

______________________________________________________

ASSISTENTE SOCIAL - Simone Wachsmann dos Anjos - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

(assinatura digital ou scanner)

CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST

Local e Data:

________________________________________________________

Renato Rodrigues

Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão UNIFACVEST- Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

 Anexos:

 [1]Áreas de Conhecimento (CAPES)-MEC.

[2] Ações que serão desenvolvidas, o que se pretende. O que você pretende fazer no desenvolvimento da atividade pela Web ou presencial, dentro das possibilidades legais.

[3] A Justificativa deve demonstrar a importância das ações desenvolvidas, a quem ela serve e porque ela é importante, apresentando fundamento de cunho ético-profissional.

[4] A forma que as atividades que serão desenvolvidas e envolvidas na extensão. Como serão as palestras.

[5] A Identificação deve constar; Nome da Instituição/Empresa; endereço, cidade, Fone, e-mail, CNPJ, Nome do Proprietário ou dirigente/diretor, Nome do Supervisor, Área de atuação da Instituição/empresa ou identificação das pessoas e instituições que participaram da pesquisa. Área de atuação da Instituição/empresa ou identificação das pessoas e instituições que foram pesquisados pela Web. Havendo a possibilidade legal de atuação presencial, identificar todos os dados da mesma forma.

[6]Livros utilizados, apostilas, modelos ou endereços eletrônicos.

[7]Em que você se adaptou melhor na extensão. Atividade que melhor desempenhou noswebinários.

[8]Citar as dificuldades encontradas na extensão.

[9] Fazer uma relação do que você esperava que fosse, se foi a contento ou não o contato pela web.

[10]Relatar os objetivos alcançados, aprendizagem que obteve, segurança em relação ao tema aplicado e outros.

[11]Seguir as orientações complementares do Livro de metodologia: RODRIGUES, Renato. Gonçalves, José Correa. Procedimento de metodologia científica. 10.ed. Lages, SC. PAPERVEST. 2021.

[12]A Identificação deve constar; Nome da Instituição/Empresa; endereço, cidade, Fone, e-mail, CNPJ, Nome do Proprietário ou dirigente/diretor, Nome do Supervisor, Área de atuação da Instituição/empresa ou identificação das pessoas e instituições que participaram dos webinários (palestras). Havendo a possibilidade legal de atuação presencial, identificar todos os dados da mesma forma.