CENTRO UNIVERSITÁRIO FACVEST-UNIFACVEST

 

PROJETO SOCIAL COM VISÃO EDUCATIVA

EXTENSÃO/ESTUDO-UNIEDU 2021

E-mail: (Departamento de Assistente Social UNIFACVEST Simone Wachsmann dos Anjos - Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e Thaise Teles Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

 

PROJESO SOCIAL COM VISÃO EDUCATIVA EM 2021

 

Compromisso de realização das 20h em 2021.1. Considerando o contexto de isolamento social em virtude da COVID-19 e em atendimento às orientações da SED e da IES, assumo o compromisso de cumprir as 20 h do Projeto Social com visão educativa do semestre 2021.1. Projeso Social com Visão Educativa em 2021. Estou ciente de possível suspensãoo/perda do benefício de assistência financeira caso não cumpra este compromisso. (Esta situação poderá ser alterada apenas em caso de alteração em relação Às ações de combate à COVID-19.)

 

 

NOME DO(A) ACADÊMICO(A): Cauê Menegat Dondé

CPF: 109.174.249-99

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

WhatsApp: (49) 998318417

 

CURSO: Ciência da Computação

 

MATRÍCULA: 1199410

 

FASE:

 

PROJETO EXTENSÃO: PROJETO SOCIAL COM VISÃO EDUCATIVA. UNIEDU 2021

 

 

VINCULO DO SEU PROJETO: Projeto Social com Visão Educativa – (Extensão-Projeto Guarda-chuva) - PROJETO CIDADANIA: Valores no Processo Educativo (VERIFICAR – ANEXO II).

Desenvolvimento das atividades de projeto social com visão educativa: (presencial quando houver a possibilidade legal) ou pela Web (Webconferência, Webinários , Google Meet , LiveInstagram , Whatsapp, Facebook, Twitter e outros). Palestras (webinários) educativas: Cuidados e Prevenção com o COVID-19 (pandemia de coronavírus), gestão e negócios imobiliários, escola e a sociedade, meio ambiente, educação física, recreio orientado, educação fiscal, como fazer uma horta na escola, plantas medicinais, Ecofisiologia vegetal, leitura nas escolas, contação de histórias, música e teatro, estruturas ecológicas nas engenharias, construção civil solidária, água e os seus componentes, engenharia elétrica sustentável, fertilizantes, farmácia e biomedicina no aproveitamento do óleo de cozinha, prevenção a saúde do ser humano e do animal de estimação, como fazer um currículo, orçamento familiar, direito em perspectiva - acesso à justiça pública, acompanhamento odontológico e nutricional, defesa fitossanitária, arquitetura solidária, ética e o convívio social, psicologia no cotidiano, políticas públicas  em centros de educação infantil, letramento digital  e demais atividades de conscientização de crianças e adolescentes sobre a construção de valores e cidadania em parceria com as escolas municipais, estaduais, privadas, associações de bairros e moradores e entidades filantrópicas de desenvolvimento social e educacional. O resultado (com link, fotos) da intervenção deve ser relatado no FORMULÁRIO:   RELATÓRIO DO PROJETO EXTENSÃO UNIEDU 2021,  e posteriormente postado no site do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU, conforme ANEXO I.

 

 

(PREENCHIMENTO ANTES DA APLILCAÇÃO DO PROJETO)

1. (NOME DO PROJETO) TÍTULO DO PROJETO DE EXTENSÃO/PROJETO SOCIAL COM VISÃO EDUCATIVA-UNIEDU-2021: Como a tecnologia está transformando a educação

 

 

 

ASSINALAR A ÁREA DE CONHECIMENTO[1]: (   )10000003-CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA, (   )20000006-CIÊNCIAS BIOLÓGICAS, (   )30000009- ENGENHARIAS, (   )0800002- BIOQUÍMICA, (   )40000001- CIÊNCIAS DA SAÚDE, (   )50000004- CIÊNCIAS AGRÁRIAS, (X)60000007- CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS, (   )70000000- CIÊNCIAS HUMANAS,  (   )80000002- LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES, (   )90000005- MULTIDISCIPLINAR.

 

 

OBJETIVO: Pesquisar e apresentar sobre como a tecnologia está afetando a educação.

 

 

 

 

 

JUSTIFICATIVA: Este projeto tem como objetivo apresentar informações de utilidade pública, a respeito da tecnologia atual, e de que forma tal tecnologia afeta na educação de crianças e adolescentes, seja isso de forma positiva ou negativa. Para elaboração de tal atividade, foram analisados diversos critérios, como de que forma a tecnologia vem avançando com o passar dos anos, como os alunos e os professores vêm se adequando com tal experiência, e principalmente, as vantagens e desvantagens de tal método de ensino. O projeto busca reunir as principais informações sobre como a modernidade e a era digital estão influenciando o futuro da educação.

 

 

METODOLOGIA E RESULTADO(S) ESPERADO(S): É esperado que esse projeto venha a conscientizar as pessoas sobre essa evolução que o mundo está passando, pois todos estamos acostumados com o método tradicional de ensino em sala de aula, e principalmente por causa da pandemia, a educação está sofrendo uma grande mudança, e é esperado que daqui pra frente o ensino digital esteja muito mais presente na vida de todos nós.

 

 

 

 

LOCAL DE REALIZAÇÃO DO PROJETO: Escolas e estabelecimentos de ensino da Cidade.

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/direito/educacao-tecnologia.htm

https://www.valeoclique.com.br/tecnologia-na-educacao/

 

 

 

 

 

 

 

 

(PREENCHIMENTO APÓS A APLILCAÇÃO DO PROJETO)

 

RELATÓRIO DO PROJETO DE EXTENSÃO/PROJETO SOCIAL COM VISÃO EDUCATIVA-UNIEDU 2021

(preenchimento após a aplilcação do projeto)

 

 

 

ATIVIDADES QUE FORAM DESENVOLVIDAS: Para desenvolver esse projeto, foi realizada uma pesquisa a respeito do assunto abordado, para ter boas referências como base para o desenvolvimento. Em seguida, foi feito um slide e depois um apresentando o tema e explicando detalhadamente, que nesse caso, o tema abordado foi “Como a Tecnologia Está Transformando a Educação.

 

 

DIFICULDADES ENCONTRADAS NA EXTENSÃO: Bom, na extensão foram encontradas certas dificuldades. Não foi um tema muito difícil de pesquisar por ser algo moderno e que já está presente no dia a dia da maioria de nós, porém, pelas informações serem mais “novas”, se tornou um pouco complicado a pesquisa, mas nada que atrapalhasse o desenvolvimento do projeto.

 

ACONTECEU INTERAÇÃO ENTRE PROFESSORES/FUNCIONÁRIOS E ALUNOS/COLABORADORES/COMUNIDADE NOS WEBINÁRIOS: Bom, devido ao período de pandemia no qual estamos vivendo no momento, o contato físico é algo bastante limitado, então a pesquisa para a realização de tal trabalho se baseou bastante em artigos e sites da internet. Porém, houveram algumas interações em grupos d WhatsApp com alguns colegas e amigos, o que facilitou bastante no desenvolvimento.

 

 

ESTIMULOU A MOTIVAÇÃO NA COMUNIDADE ESCOLAR/EMPRESA NA INTERVENÇAO PELA WEB :  Não. Por algum motivo, o vídeo não teve bastante visibilidade, então não foi possível saber se estimulou a motivação de alguém ou não, porém, é um assunto de extrema importância, então eu recomendaria que quem tem interesse na área, dê uma pesquisada sobre para aprender melhor e aprimorar os conhecimentos.

 

 

REALIDADE VIVENCIADA ONLINE NO LOCAL DA EXTENSÃO: Os resultados foram como eu imaginava que seria, pois eu já havia pesquisado sobre tal assunto algumas vezes, portanto já tinha certo conhecimento na área, mas mesmo assim eu aprendi diversas coisas novas e isso foi bem importante. Diversos assuntos relacionados a tecnologia estarão bastante presentes na nossa vida no futuro, então é importante que a maioria das pessoas esteja ciente sobre isso.

 

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS DA EXTENSÃO: Foi um trabalho extremamente prazeroso de se realizar, me trouxe diversos conhecimentos novos, e espero que também traga para quem estiver recebendo. O assunto abordado é de grande importância, e eu gostaria que a maioria das pessoas entendesse um pouco sobre isso. Foi gasto um bom tempo pesquisando e preparando os slides, mas o resultado me agradou bastante.

 

REFERÊNCIAS[2]: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/direito/educacao-tecnologia.htm

https://www.valeoclique.com.br/tecnologia-na-educacao/

 

 

LOCAL (online ou presencial, seguindo as normas legais) DE REALIZAÇÃO DA EXTENSÃO[3]: https://www.youtube.com/watch?v=mRpAhH6wORg

 

A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DA EXTENSÃO DEVE RESPONDER AS SEGUINTES ETAPAS DE AÇÃO: O QUÊ, POR QUÊ, QUEM, ONDE, QUANDO, COMO, QUANTO, RESULTADOS ESPERADOS.

 

 

[1]     Áreas de Conhecimento (CAPES)-MEC.

[2]     Seguir as orientações complementares do Livro de metodologia: RODRIGUES, Renato. Gonçalves, José Correa. Procedimento de metodologia científica. 10.ed. Lages, SC. PAPERVEST. 2021.

[3]     A Identificação deve constar; Nome da Instituição/Empresa; endereço, cidade, Fone, e-mail, CNPJ, Nome do Proprietário ou dirigente/diretor, Nome do Supervisor, Área de atuação da Instituição/empresa ou identificação das pessoas e instituições que participaram dos webinários (palestras). Havendo a possibilidade legal de atuação presencial, identificar todos os dados da mesma forma.