Objetivo Geral:

Desenvolver a confecção de suportes, instalação e operação de um sistema fotovoltaico, e tem como objetivo principal analisar o desempenho do arranjo de 1,225 kWp conectado à rede ao longo de 30 dias.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Analisar o comportamento de um sistema fotovoltaico, SFV, composto por 5 módulos em série que resultam em uma potência de pico de 1,225 kW.

Maximizar a energia gerada anualmente e minimizar a ação do vento no SFV, são confeccionados suportes e, após a instalação do sistema, são analisados dados como a potência de saída, energia do lado de corrente alternada do inversor e irradiação.

Monitorar os dados de temperaturas ambiente e dos módulos. Os parâmetros elétricos são obtidos com o auxílio do software Sunny Data Control (Versão 3.9.3.4), fornecido pelo fabricante do inversor, e o restante dos parâmetros são medidos com sensores de temperatura e irradiação.

A partir da avaliação dos dados, analisa-se o impacto produzido pelo sistema em uma residência típica da região sul do Brasil para dados fornecidos pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Avaliar, ao final realiza-se a viabilidade financeira do sistema fotovoltaico em questão através da simulação de valores médios de irradiação obtidos no software Radiasol 2.

 

Justificativa:

A célula de energia é um passo à frente dos nano geradores, que são estruturas piezoelétricas que transformam vibrações do ambiente em eletricidade, criando o campo emergente da "colheita de energia". Eliminando essa etapa, a célula de energia com auto carregamento utiliza a energia mecânica de forma mais eficiente do que o uso de geradores e baterias separadamente. O cerne do dispositivo é uma membrana piezoelétrica, conhecida como PVDF (fluoreto de polivinilideno), que foi usada para substituir o separador de polietileno de uma bateria de lítio convencional. assim se tem o carregamento ocorre em ciclos, seguindo as vibrações mecânicas da membrana, até que haja um equilíbrio químico entre o anodo e o catodo. O projeto apresenta como um desenvolvimento a geração de a autossuficiência energética que é uma questão de suma importância em nível mundial, sem preterir a obtenção de uma matriz elétrica composta por fontes que não agridem o meio ambiente. É importante que se desenvolva esse tipo de energia, apesar do Brasil possuir cerca de 75% de sua energia elétrica produzida por fontes renováveis as pesquisas do brasil tem que se alinhar com o desenvolvimento de novas tecnologias

 

Metodologia:

A partir da finalização da instalação dos módulos e dos sensores, inicia-se a aquisição de dados, que é dada através do software Sunny Data Control (Versão 3.9.3.4) totalizando 30 dias de amostras. Após o preenchimento das características do sistema analisado, a interface do programa permite definir as variáveis de saída que o usuário tem interesse. O tempo de integralização da análise é de 3 minutos e os horários de início e término das medições diárias são função do funcionamento do inversor, o qual requer tensão mínima de 120 V no lado CC para o acionamento do sistema. Os parâmetros analisados são os seguintes: potência AC, energia gerada, temperaturas ambiente e dos módulos e irradiação, os quais são fornecidos em tabelas de formato xlsx (Microsoft Excel).

 

Local de realização do Projeto:

Sistemas residenciais de 1500 Wp.