Objetivo Geral:

Propiciar atendimento de qualidade às famílias com vulnerabilidade social da zona rural.

 

Objetivo(s) Específico(s):

analisar os critérios de inserção nos programas ofertados pela Política de Assistência Social

Incentivar o O CRAS VOLANTE para que ocorra visitas aos bairros da Zona Rural, onde a equipe vai com uma van de atendimento de forma agendada

Realizar ações voltadas para a prevenção, proteção e promoção dos direitos socioassistenciais, contribuindo para fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários também da população rural.

 

Justificativa:

A Constituição Federal de 1988 versa sobre a Seguridade Social, como sistema de Proteção Social no Brasil, em seu artigo 194 da CF, a seguridade social: “compreende um conjunto integrado de ações, de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”. Trata-se de uma inovação, porém, conforme refere Machado (2010, p. 81): “permanece o desafio de ampliar esse sistema para além de três políticas (...), buscando integrar também outras políticas públicas, voltadas, por exemplo, a área econômica”. Soma-se ainda que na área da assistência social a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), assegura os princípios e diretrizes firmados na Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS) enquanto uma política pública, que não é contributiva, e é constituída como direito do cidadão e dever do Estado, que visa ao atendimento das necessidades e serviços básicos. O atual projeto busca possibilitar o atendimento das famílias em vulnerabilidade social nas áreas rurais, trata-se de exercício do direito constitucional de seguridade social, portanto o projeto se apresenta relevante e para sua efetividade é necessário que haja visitas do CRAS local buscando abranger a maior parte possível de famílias residentes desta zona.

 

Metodologia:

A metodologia de trabalho foi dinamizada a partir das seguintes técnicas de coleta e análise de dados: pesquisa documental, entrevista individual, história oral, grupo focal e análise de conteúdo.

 

Local de realização do Projeto:

Zona Rural