Objetivo Geral: Analisar de forma comparativa a proposta de utilização do processo de soldagem por resistência, mais especificamente solda projeção, em relação ao atual processo de soldagem GMAW aplicado na união dos componentes da sapata de freio, baseado em uma série de testes. |
Objetivo(s) Específico(s): Analisar as propriedades dos materiais envolvidos; Analisar os resultados obtidos pelo método de elementos finitos para ambos os processos de soldagem; Realizar a prototipagem dos componentes unidos pelo processo proposto (RPW); Analisar através de macrografia, as soldas unidas pelo processo de solda projeção (RPW) comparando ao atual processo de soldagem (GMAW); |
Justificativa: A soldagem é definida como um processo de união de materiais metálicos, que pode ser com a utilização ou não uma fonte de calor, com ou sem aplicação de pressão, é comumente utilizado no meio industrial sendo em suas diversas áreas para fabricação ou recuperação de equipamentos e estruturas. A forma de unir pode ser fragmentada em processos diferentes que competem entre si, produzindo resultados tecnológicos similares, porém a escolha do método a ser empregado incide geralmente no menor custo agregado, este deve ser um ponto de análise. O projeto de extensão em tela proporciona uma visão dos métodos que se pode utilizar para solucionar problemas práticos do dia a dia. Quando se trata de soldagem por resistência pode-se citar variados processos distintos de fabricação utilizados pelos mais diversos campos da indústria automotiva. Insta destacar que a grande concentração de utilização dos processos os quais a resistência à passagem da corrente elétrica gera a energia utilizada para a soldagem, se divide três principais métodos, a saber, os conhecidos como “solda ponto” utilizado ainda em grande escala na área das indústrias automotivas para fixação das carenagens, o “solda projeção” utiliza nas indústrias para união principalmente de pequenos elementos, como porcas, parafusos e peças com projeto específico para esta aplicação e a “solda por costura” utilizado nas indústrias para união principalmente de tubos, tambores e tanques entre outras aplicações. Haja vista o atual cenário de competição, o projeto se justifica ao possibilitar através dos estudos que as indústrias automotivas decidam seus processos a fim de estarem inseridas nas inovações tecnológicas e baixo custo. |
Metodologia: Revisão da bibliografia dos processos de soldagem os quais já alcançaram o estado da arte em nível de detalhamento, disponível ao público alvo em forma de livros, teses, e artigos para aprofundamento didático na união de materiais metálicos garantindo a continuidade das propriedades da matéria. Soma-se ainda os testes e análises com protótipos manufaturados com o processo proposto de soldagem por resistência (RPW). |
Local de realização do Projeto: Empresas automotivas |