Objetivo Geral:

Propiciar atendimento psicológico aos idosos para melhor qualidade de vida.

 

Objetivo(s) Específico(s):

Acompanhar o processo de envelhecimento e não afastamento social.

Compreender e direcionar as mudanças físicas, orgânicas e sociais da idade.

Redirecionar o entendimento de dependência.

 

Justificativa:

O envelhecimento da população é um fenômeno mundial, isso demonstra a necessidade de instituir políticas e programas que se ocupem da qualidade de vida desta população. Estudos mostram que além de doenças crônicas como a hipertensão, artrite, reumatismo, diabetes, problemas cardíacos, osteoporose, entre outras, quando se trata de aspectos psicológicos, é significativa a ocorrência de depressão e de problemas cognitivos, com a perda de memória, raciocínio e outras funções mentais.

Assim, percebe-se que toda esta sintomatologia, quando não tratada adequadamente, acaba por atingir a capacidade funcional do idoso, ou seja, sua autonomia para gerir a vida, tornando-o total ou parcialmente dependente de cuidados. O projeto de acompanhamento psicológico de idosos teve por objetivo perceber, incentivar e desenvolver atividades que promovam a saúde psíquica desses idosos residentes.

 

Metodologia:

Levantamento bibliográfico, para a análise do conhecimento científico publicado nas bases do PsycINFO, LILACS e SciELO,  deve-se definir e verificar: a autoria, apresentando o nome dos autores e ano de publicação; o método, detalhando o número e o tipo de participantes (N amostral) e denominação (idoso, família, adolescente, profissional de saúde etc); material utilizado para coleta de dados; tipo de procedimento de intervenção realizado; temática discutida no artigo e as principais conclusões do trabalho publicado. Para a captura dos artigos deve-se utilizar as seguintes palavras-chave: idosos/elderly e envelhecimento/aging, sendo delimitado apenas o período de tempo para a busca no PsycINFO, de 2018 até 2020.

 

Local de realização do Projeto:

Comunidade local.